Velocidade

Estratégia volta a afastar Filipe Albuquerque dos pontos em Norisring

AlbuquerqueNorisring210AlbuquerqueNorisringFilipe Albuquerque voltou a terminar fora dos pontos uma prova do Campeonato Alemão de Carros de Turismo, apesar do bom andamento evidenciado durante parte da corrida disputada este domingo no traçado urbano de Norisring.

O piloto português da Audi, que arrancava de um promissor oitavo lugar da grelha de partida, chegou a rodar nas posições pontuáveis, mas a estratégia escolhida – iniciar a prova com os pneus mais duros da Hankook e fazer apenas uma das paragens aquando das entradas do ‘safety car’ em pista –, acabou por afastá-lo dos pontos.

Claro que houve outros aspetos que afetaram o desempenho de Albuquerque, nomeadamente uma má partida, em que perdeu alguns lugares devido a um mau arranque, mas face ao andamento do seu companheiro de equipa, Edoardo Mortara, que chegou a passar pela liderança, esperava-se mais.

“Desta feita não tive o melhor dos desempenhos na partida e perdi algumas posições e tempo para os da frente. Mas, a partir do momento em que fiz o primeiro ‘pit-stop’ e mudei os pneus, estava realmente rápido e mais rápido do que os pilotos à minha frente”, começou por contar o piloto de Coimbra após a prova.

“Mas, como os meus adversários já tinham feito as duas paragens eu não podia ultrapassá-los (uma regra do DTM) e fiquei ali bloqueado. O meu segundo ‘pit-stop’ foi feito já tarde, na esperança de novo ‘safety car’, que acabaria por não acontecer”, prosseguiu Filipe Albuquerque.

Disputadas cinco provas, e com mais cinco pela frente, o campeonato vai a meio, e o piloto português ainda acredita que finalmente vai poder somar bons resultados nas corridas que se seguem.

“Em termos de andamento estamos onde queríamos estar desde o início. O que está para trás é passado e agora é apostar no futuro e fazer o melhor possível nas próximas corridas. Vou continuar a lutar”, prometeu Filipe Albuquerque, que cortou a meta apenas no 12.º lugar.

MattiasEkstrom

A Audi conseguiria vencer em Norisring, mercê de Mattias Ekström, que quebrou um ‘jejum’ de triunfos da marca dos quatro anéis na pista citadina. Um feito que o sueco começou a construir bem cedo, dado o forte andamento imprimido, apesar de efetuar a sua segunda paragem tardiamente.

Esta prova ficou ainda marcada pelo acidente que colocou fora de prova Gary Paffett e Edoardo Mortara, no ‘calor’ da disputa pela segunda posição, que assim acabou por ir parar a Robert Wickens, o piloto que tinha arrancado da ‘pole position’.

Classificação

1.º Mattias Ekström (Audi RS5 DTM) 1h12m14,698s
2.º Robert Wickens (Mercedes C AMG) + 2,646s
3.º Christian Vietoris (Mercedes C AMG) + 6,282s
4.º Daniel Juncadela (Mercedes C AMG) + 7,039s
5.º Mike Rockenfeller (Audi RS5 DTM) + 8,411s
6.º Bruno Spengler (BMW M3 DTM) + 17,063s
7.º Roberto Merhi (Mercedes C AMG) + 18,594s
8.º Joey Hand (BMW M3 DTM) + 31,198s
9.º Andy Priaulx (BMW M3 DTM) + 34,909s
10.º Marco Wittman (BMW M3 DTM) + 35,595s

12.º Filipe Albuquerque (Audi RS5 DTM)

Em destaque

Subir