Tecnologia

Dropbox agora com o dobro do espaço pelo mesmo custo

dropbox_1Serviço de armazenamento em nuvem avança com mudanças para cilindrar de vez a concorrência. Utilizadores com subscrição paga passam a ter o dobro do espaço pelo mesmo custo mensal ou anual.

Nasceu em 2008 e rapidamente se tornou dos serviços mais conhecidos, sobretudo para cópias de segurança. O Dropbox, a famosa plataforma que permite alojar em nuvem todo o tipo de ficheiros, arranca esta semana com uma proposta ainda mais tentadora para os milhões de utilizadores do serviço.

Assim, quem atualmente paga 10 dólares por mês ou 99 por ano, passa a ter à disposição 100 gigas de espaço em nuvem, ao invés de apenas 50. Quem está na modalidade de 20 dólares por mês, ou 199 por ano, passa a ter 200 gigas, em vez de 100.

Há ainda um novo serviço disponível, de 500 gigas, que custa 50 dólares por mês, ou 499 por ano, e é direcionado para quem necessite de mais espaço, sobretudo para empresas que utilizam o serviço.

Quanto às contas gratuitas, como era de esperar, não há novidades. O Dropbox continua a oferecer dois gigas para armazenamento em nuvem.

História
O Dropbox foi colocado online em 2008, numa altura em que os termos ‘nuvem’ ou ‘cloud’ começavam a ser falados pela Internet. A ideia de criar algo do género partiu de Drew Houston, que numa viagem de autocarro perdeu a sua ‘Pen Drive’, ficando sem inúmeros documentos. Com curso tirado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Drew decidiu olhar para aquela perda como uma oportunidade, e começou a desenvolver um código privado.

Inicialmente, a ideia era só fazer algo para si mesmo, evitando no futuro passar pelo mesmo, mas rapidamente percebeu que estava a criar algo poderoso, capaz de se tornar uma plataforma utilizada por milhares de pessoas, talvez milhões.

Passados quatro anos desde o seu lançamento, Drew Houston estava certo quanto às suas previsões. O Dropbox é líder atualmente em armazenamento em nuvem, registando cerca de 50 milhões de utilizadores.

Em destaque

Subir