Mundo

Telescópio espacial ‘Hubble’ descobre a quinta lua de Plutão

nasa1Segundo a NASA, um grupo de astrónomos americanos, descobriu através do telescópio espacial ‘Hubble’, a quinta lua presente na órbita do planeta Plutão.

A nova descoberta lunar, foi intitulada de ‘S/2012’ e tem o formato irregular de 10 x 24 quilómetros, indica a agência espacial norte-americana.

Já no ano passado, o grupo de astrónomos havia descoberto uma quarta lua em redor do frio planeta anão, o qual se encontra a 3000 milhões de quilómetros da Terra.

Mark Showalter, do Instituro SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) e responsável pela equipa da descoberta, revela que “as luas de Plutão têm órbitas de diferentes tamanhos que parecem encaixar perfeitamente uma dentro da outra, como se fossem bonecas russas”.

Caronte, a maior lua de Plutão, tem mais de 1000 quilómetros de diâmetro, já Nix e Hidra têm 32 quilómetros, segundo a NASA.

O telescópio responsável pela descoberta, o ‘Hubble’, também descobriu Nix e Hidra em 2005, mas Carone já havia sido avistada pelo Observatório da marinha americana, no final da década de 70, mais precisamente em 1978.

Plutão, passou do nono planeta do sistema solar a ‘planeta anão’ em 2006, pela União Astronómica Internacional, pelo fato de ser um planeta com medidas excessivamente menores do que a lua terrestre, ocupando uma massa de menos de um por cento da Terra.

Em destaque

Subir