Motociclismo

Dovizioso vence duelo com Lorenzo e Marquez na República Checa

Andrea Dovizioso regressou às vitórias no MotoGP ao impor-se este domingo no Grande Prémio da República Checa da disciplina.

O italiano da Ducati, que largou da ‘pole position’, fez uma prova bastante inteligente, apesar do calor que se fez sentir no Circuito de Brno, que obrigou os pilotos a fazerem uma boa gestão dos seus pneus, de modo a poderem ‘atacar’ as decisivas derradeiras voltas da corrida.

Num duelo que chegou a envolver quatro pilotos, Jorge Lorenzo pareceu ter o melhor andamento inicial apesar da liderança de Valentino Rossi no começo. Mas a verdade é que a troca de posições com Marc Marquez manteve a incerteza quanto ao vencedor até final, ainda que o espanhol da Ducati acabasse por ficar com a melhor volta da corrida.

Contudo Lorenzo acabaria por sair a perder na luta a três, face a um Dovizioso mais agressivo na ponta final e um Marquez que não teve argumentos para o italiano da Ducati, que conseguiria uma vantagem e lograria a sua segunda vitória da época e a 10ª da sua carreira no MotoGP.

Líder do campeonato, Marc Marquez teve de se contentar com o lugar mais baixo do pódio, com o segundo posto de Jorge Lorenzo a confirmar que as Ducati oficiais estavam mais bem acertados para o traçado de Brno.

Cal Crutchlow rodou durante tempo no grupo da frente, mas nas últimas voltas foi-se atrasando acabando inclusivamente por perder a quarta posição para Valentino Rossi com a meta à vista.

O top dez foi completado por Johann Zarco, Dani Pedrosa, Álvaro Bautista e Andrea Iannone, numa prova que Maverick Viñales abandonou bem cedo, na sequência de uma queda resultante de uma colisão com Stefan Bradl e Bradley Smith na primeira volta.

Classificação

1º Andrea Dovizioso (Ducati) 41m07,728s

2º Jorge Lorenzo (Ducati) + 0,178s

3º Marc Marquez (Honda) + 0,368s

4º Valentino Rossi (Yamaha) + 2,902s

5º Cal Crutchlow (Honda) + 2,958s

6º Danilo Petrucci (Ducati) + 3,758s

7º Johan Zarco (Yamaha) + 6,159s

8º Dani Pedrosa (Honda) + 7,479s

9º Alvaro Bautista (Ducati) + 7,575s

10º Andrea Iannone (Suzuki) + 8,326s

Em destaque

Subir