Mundo

Doença X, o que é? Entenda a pandemia que ameaça ser pior do que a Covid

A Doença X é a nova ameaça pandémica, numa altura em que o mundo já se habituou a lidar com a Covid-19. Mas o que é a Doença X? Que relação tem com a Covid?

Afinal, por que razão preocupa tanto os especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS)? Saiba tudo sobre a pandemia do futuro.

O que é a Doença X?

Para começar, temos de explicar o que é a Doença X. Só que temos aqui um pequeno problema: é que ela não existe ainda.

“Ainda” é a palavra, pois a OMS já a dá como garantida. Aliás, é considerada uma inevitabilidade. Desde 2018 que está na lista de agentes patogénicos infeciosos que representam uma ameaça para a saúde global, devido ao seu potencial epidémico.

Porém, em 2019 e 2020 os especialistas de saúde viraram o foco para o Sars-CoV-2, o coronavírus responsável pela Covid-19. Pela primeira vez, o mundo vivia em pandemia, ou seja, uma epidemia a nível global.

Então, o que é a Doença X? É uma doença que na verdade não existe ainda, mas que tem o potencial de – quando aparecer – ser mais letal do que a Covid.

Como será um patogéneo (vírus, bactéria ou fungo) atualmente desconhecido, o mundo precisa estar preparado para diagnosticar rapidamente a doença, tratá-la e conter a epidemia (antes que se torne em pandemia, como aconteceu com a Covid).

Quando surgiu?

Portanto, a Doença X ainda não existe. Todavia, os efeitos catastróficos da Covid-19 levaram a OMS a recentrar as atenções nessa doença que não é real, mas que pode chegar em qualquer momento e ser ainda mais devastadora.

“Está aí ao virar da esquina. Não é uma questão de ‘se’, é uma questão de ‘quando’”, alerta Mark Woolhouse, professor de epidemiologia da Universidade de Edimburgo (Escócia) e um dos principais responsáveis pela listagem da Doença X como ameaça à saúde global.

Um alerta já corroborado por Jean-Jacques Muyembe Tamfum. E quem é este? Tamfum é o professor e médico que ajudou a descobrir o Ébola, uma doença viral com alta letalidade.

Qual é a cura da Doença X?

Ora, se a Doença X não existe ainda, o mesmo acontece com o possível tratamento. Porém, essa é a razão da OMS estar tão preocupada com esta futura epidemia.

Desta forma, a classificação na lista de ameaças à saúde global tem como prioridades:

  • Lançar já a investigação a agentes patogénicos com capacidade para causar uma emergência de saúde global;
  • Reforçar a vigilância de patologias ‘antigas’, nomeadamente a mutações de vírus;
  • Analisar fatores sociais e ambientais para facilitar a prevenção da futura doença;
  • Investir em ferramentas de diagnóstico e de contenção epidemiológica.

Doença X é pior do que a Covid?

Não é por acaso que a OMS colocou a Doença X em discussão no Fórum Económico Mundial de Davos 2024: a próxima pandemia tem o potencial de ser 20 vezes mais mortal do que a pandemia de Covid-19.

“Que esforços são necessários para preparar os sistemas de saúde?”, perguntou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante o Fórum de Davos 2024. O alerta está feito, agora é altura do mundo começar a responder.

Em destaque

Subir