Mundo

Tem dificuldade de concentração? É porque é mais inteligente

Os trabalhadores que apresentam dificuldade de concentração são, segundo um estudo, mais inteligentes que os seus colegas. A razão é simples: quanto mais inteligentes somos, mais ocupamos o cérebro com as boas ideias. E a concentração perde-se. E por isso as mentes brilhantes ficam aquém das expectativas dos chefes.

O seu trabalhador é distraído e apresenta dificuldade em concentrar-se? Aumente-lhe o salário.

Um estudo associa a inteligência a uma maior incapacidade de concentração no trabalho. A razão está relacionada com a forma como as pessoas intelectualmente superiores ocupam o cérebro, sempre mais ativo, o que provoca maiores problemas em focar-se numa única tarefa.

Por outro lado, essas pessoas com atividade cerebral mais ativa não são capazes de estabelecer prioridades nas suas ideias, o que leva a distrações e a uma “incapacidade em lidar com a carga de trabalho de forma contínua”, explica o psiquiatra Ned Hallowell, coautor do estudo e investigador do Hallowell Center.

O ‘problema’ agrava-se com o crescente número de ferramentas que, no ambiente laboral, temos de lidar. As novas tecnologias exigem mais concentração dos trabalhadores e, desse modo, as distrações aumentam.

“Os patrões procuram, constantemente, as mentes brilhantes. O que surpreende é que a incapacidade de lidar com múltiplas tarefas (bem como as distrações no escritório) afeta mais quem apresenta maior inteligência”, explica Ned Hallowell.

O estudo – que envolveu 10 mil funcionários de 17 países diferentes – determinou ainda que o aumento das tecnologias no local de trabalho impede que um profissional se concentre durante mais de três minutos.

O cérebro humano fica “sobrecarregado” e enfrenta mais problemas em lidar com os fatores de desconcentração.

Por outro lado, Bostjan Ljubic, vice-presidente da Steelcase, empresa que publicou o estudo, realça que o nível de exigência é cada vez maior.

“O nosso cérebro está a ser sujeito a stress e distrações que podem levar a uma sobrecarga. E com maiores exigências laborais, é normal que o cérebro não seja capaz de lidar com a situação”, explica.

O curioso é que há estatísticas que comprovam que as distrações no trabalho estão a aumentar. Em teoria, um bom indicador, mas na prática um sinal que deve suscitar reflexão, já que a distração está associada ao erro e o erro é potencialmente fatal.

Em destaque

Subir