Nas Notícias

Dietas: Grupos do Facebook são um perigo para a saúde, avisa Conceição Calhau

A nutricionista Conceição Calhau deixou um sério aviso sobre os perigos dos grupos do Facebook criados para partilhar dietas. O risco para a saúde é elevado e agravado por não haver quem possa ser responsabilizado.

A coordenadora do novo curso de Ciências da Nutrição da NOVA Medical School deu uma longa entrevista ao Diário de Notícias, sobre os vários tipos de dietas e a importância dos nutricionistas, e realçou os perigos de abundarem ‘receitas’ para perder peso na internet.

Em redes sociais como o Facebook, há cada vez mais grupos criados para troca de informações sobre dietas, sem que haja qualquer confirmação científica dos efeitos dessa dieta ou, ainda mais simples, da qualificação de quem ‘receitou’ tal dieta.

“Hoje em dia, é moda escrever sobre alimentação. E é completamente perigoso”, realçou a especialista.

“Eu tenho imensa dificuldade em acompanhar aquilo que possam ser as dietas da moda, não faço a menor ideia. Porque são blogues, é Facebook e isso é ruído. E depois as pessoas acham de facto que a dieta do vizinho é que vai fazer bem”.

Só que a dieta pode ser ideal para o vizinho e extremamente perigosa para outras pessoas, realçou Conceição Calhau.

“As coisas proliferam e é completamente impossível de controlar tudo”, reforçou.

“Não recorram a esse género de serviços, de todo, de todo”, insistiu Conceição Calhau.

Ao contrário das consultas dos nutricionistas, não há quem assuma a responsabilidade se uma dietas ‘da internet’ correr mal.

“Qual é a segurança? Acontece um dano na saúde de uma dessas pessoas, vamos reportar a quem? Nós nem sabemos quem está do outro lado”, insistiu.

Em destaque

Subir