Nas Notícias

A diabetes tem um dia mundial para lembrar 387 milhões de casos

diabetes

É amanhã que se assinada o dia mundial da diabetes, uma doença que afeta 387 milhões de pessoas. Por cá, onde um milhão de portugueses é diabéticos, a efeméride é lembrada com uma caminhada noturna em Lisboa.

O dia mundial da diabetes é assinalado a 14 de novembro por ter sido neste dia que nasceu, em 1922, um dos responsáveis pela descoberta da insulina, Frederick Banting (o outro responsável foi Charles Best).

Em 2006, depois das consciências despertadas pelo movimento ‘Unidos pela Diabetes e por proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Federação Internacional da Diabetes (IDF, na sigla original), as Nações Unidas instituíram este dia mundial como um alerta para a crescente prevalência da doença em todo o mundo.

Entre os 387 milhões de diabéticos que existem em todo o mundo, um milhão são portugueses, de acordo com os dados mais recentes do Observatório Nacional da Diabetes.

Em Lisboa, onde os Cuidados de Saúde Personalizados têm 34.044 utentes diabéticos registados, a data é assinalada com uma caminhada noturna pelos miradouros da cidade.

Porém, segundo as estimativas da autarquia, “calcula-se que a população com diabetes no concelho da capital possa atingir o dobro” dos citados 34.044, “já que se estima uma prevalência total de 13 por cento”.

Assim, a partir das 18h00, qualquer pessoa pode juntar-se à concentração, no Miradouro de Nossa Senhora do Monte. Após o aquecimento, com uma aula de zumba, tem início a caminhada: são quatro quilómetros até à Praça do Município, onde será formado o “círculo azul da diabetes”, com balões iluminados em frente aos Paços do Concelho.

O círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes (e tem a cor da bandeira do céu e da ONU), é reconhecido como o símbolo internacional da sensibilização para a doença.

A diabetes, avança a OMS, tem vindo a conhecer um aumento alarmante de casos por todo o mundo, apesar de todas as campanhas de prevenção e sensibilização.

Em destaque

Subir