Tecnologia

Quando um polícia tenta multar um carro da Google… sem condutor

carro_sem_condutor_google

Já todos ouviram falar nos carros da Google sem condutor, os chamados carros autónomos. A tecnológica norte-americana tem testado há já algum tempo estes carros futuristas, por forma a torna-los viáveis num futuro próximo.

Apesar de se chamarem carros ‘sem condutor’, a verdade é que os mesmos são para transportar, efetivamente, pessoas, embora a maioria dos seus testes tenha ocorrido sem a presença humana dentro dos veículos.

Recentemente aconteceu um caso caricato em Montain View, na Califórnia. Um polícia terá abordado um destes carros autônomos com o intuito de lhe passar uma multa por este ir demasiado devagar. Foi quando o polícia se apercebeu de que o carro não tinha condutor e não tinha a quem entregar a multa.

O caso caricato já foi comentado pela Google com alguma ironia à mistura. O polícia, entretanto, desistiu da multa e deixou o veículo continuar os testes.

A Google respondeu que o veículo circulava a baixa velocidade por motivos de segurança, afirmando que não queria que o carro autônomo andasse na estrada e forma assustadora.

“Queremos que os carros pareçam amigáveis e abordáveis, pelo que não os queremos a correr de forma assustadora pelas ruas que nos ladeiam”, respondeu fonte da equipa responsável pelo projeto.

A Google foi mais além e brincou com a situação, dizendo que é um marco o carro ter percorrido um milhão de quilómetros tem ser sido multado uma única vez.

“Depois de percorrer mais de um milhão de quilómetros autonomamente, podemos dizer com orgulho que o nosso carro nunca recebeu uma multa!.”

 

Em destaque

Subir