Nas Notícias

Diabetes em números recordes: Em 2012 causou 13 mortes por dia

diabetesdiabetes bigVários recordes foram registados em 2012 a nível da diabetes. O que mais se destaca é o número das mortes, com uma média de 13 por dia. A taxa de novos casos aumentou 3,8 por cento e também subiu o volume de medicamentos vendidos, avança o OND.

O Observatório Nacional da Diabetes (OND) apresentou hoje o relatório de 2012, ano em que foram registados vários recordes. O que salta logo à vista é o aumento da mortalidade associado à doença: os 4867 óbitos do ano passado não são invertem a tendência de regressão (4744 em 2010 e 4536 em 2011) como são o máximo jamais registado em Portugal.

Em média, morreram 13 pessoas por dia devido à diabetes. Os dados demonstram ainda que, em média, por cada quatro mortes que ocorrem nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma é de uma pessoa com diabetes.

Ao longo de 2012 foram realizadas mais amputações associadas à doença do que nos anos anteriores, sendo que em 2011 fora registada a maior descida no prazo de uma década: nesse ano, o indicador caiu 11 por cento. Também o número dos novos casos disparou, colocando a taxa de crescimento médio anual nos 3,8 por cento.

Outra subida registou-se no volume de medicamentos vendidos, embora este aumento tenha um contrapeso: pela primeira vez numa década, o preço pago pelos utentes diminuiu. As mais de nove milhões de embalagens vendidas em 2012 tiveram um custo superior a 200 milhões de euros, mas os utentes do SNS só tiveram de dispender 17 milhões de euros em antidiabéticos orais ou insulinas: corresponde a 8,1 por cento do total dos custos no mercado de ambulatório.

Em Portugal, o OND estima que mais de uma em cada dez pessoas tem a doença, embora quase metade (44 por cento) não conheça o próprio diagnóstico. A média é de 12,9 por cento da população, com maior prevalência entre os homens (15,4 por cento) do que entre as mulheres (10,6 por cento).

O relatório analisou também a incidência da doença em diferentes faixas etárias e concluiu que o maior número de novos casos de diabetes tipo 1 surgiu nas crianças com menos de 14 anos, com uma média de 19,7 novos casos por cada 100 mil. 

Em destaque

Subir