Tecnologia

Lua: “Coelho de Jade” deve partir em dezembro, anuncia a China

coelho jade 210coelho jade bigA China quer enviar um “coelho de jade” para a Lua. O ‘império do meio’ quer ser a terceira potência espacial a alunar e anuncia que vai enviar um “coelho”, um veículo com seis rodas e batizado com o nome de uma personagem lendária, para explorar a superfície lunar.

 Uma lenda popular chinesa fala da existência de um coelho na Lua, chamado “Coelho de Jade”. Foi esse o nome mais votado, através da internet, para batizar o veículo de exploração que a China quer colocar na superfície da Lua. Hoje, o ‘império do meio’ anunciou que pretende lançar uma sonda no início do próximo mês, rumo à Lua, para lá deixar o “Coelho de Jade”.

O objetivo da China é tornar-se na terceira potência a colocar uma sonda no solo lunar, depois dos feitos dos EUA e da Rússia. Sem precisar a data, a agência espacial chinesa revelou que pretende lançar a sonda não tripulada Chang’e-3 no início do próximo mês, de modo a que ainda em dezembro o “Yu Tu”, nome em mandarim do “Coelho de Jade”, possa começar a explorar a superfície lunar.

O veículo de exploração, com seis rodas, está equipado para trabalhar a todo o terreno, podendo ser teleguiado a partir da Terra. Durante três meses, o “Coelho de Jade” deverá explorar a região conhecida como “Baía do Arco-Íris”. A Chang’e-3 deveria ter partido em agosto, mas esse lançamento acabou por ser adiado.

As missões espaciais da China começaram a destacar-se em 2003, ano em que os primeiros taikonautas realizaram viagens espaciais tripuladas. O país foi o terceiro (depois da Rússia e dos EUA) a colocar um homem no Espaço. As abordagens à Lua começaram em 2007, com a Chang’e-1, uma nave não tripulada que orbitou o satélite da Terra durante 16 meses, sendo depois enviada para colidir com a superfície lunar.

De acordo com a lenda, o “Coelho de Jade” vive na Lua e fabrica com a companheira Chang’e e fabrica, num almofariz, o elixir da imortalidade. 

Em destaque

Subir