Cultura

Em dia de aniversário, a Google presta tributo a Lola Flores

Lola Flores é homenageada com um Google doodle, nesta quinta-feira, dia em que completaria o 93.º aniversário. Nascida em Jerez de la Frontera, a 21 de janeiro de 1923, “la farana” foi uma das mais populares artistas espanholas.

Maria de Los Dolores Flores Ruiz é lembrada nesta quinta-feira com uma homenagem ao estilo da Google.

Lola Flores nasceu na província de Cádiz, em Jerez de la Frontera, a 21 de janeiro de 1923. Foi atriz, bailarina de flamenco e cantora. Foi de tal forma popular no seu país que conquistou o epíteto de “la faraona”.

O carinho que os espanhóis nutriam e nutrem por Lola pode ser comparado à relação de empatia total entre portugueses e Amália Rodrigues.

Cantora, bailarina e atriz, Lola Flores tinha origens ciganas (por parte do pai) e foi uma das figuras mais amadas artistas do seu país, durante o século XX.

Em 1939, com 16 anos fez a sua estreia em palco, no Teatro Villamarta, na peça ‘Luces de España’. No entanto, o maior sucesso da sua carreira acaba por ser a dupla com o artista Manolo Caracol, com quem trabalhou até meados de 1950.

Por esta altura, conseguia contratos que pulverizavam todos os recordes. O seu talento era imenso, o público espanhol estava rendido.

Lola Flores casou com o guitarrista Antonio González Batista, em 1958, e ambos deixaram descendência no mundo das artes: Dolores Flores (Lolita Flores), Antonio Flores e Rosário Flores, todos cantores, mas nunca ao nível da ‘faraona’.

Um cancro da mama acabou por retirar a vida a Lola Flores, em 1995. A doença foi-lhe diagnosticada em 1972.

Está sepultada no Cemitério de la Almudena, em Madrid, ao lado do filho, que viria a ser encontrado morto 14 dias após a morte da mãe (suspeita-se de uma overdose).

Nesta quinta-feira, a Google faz um tributo à atriz, bailarina de flamenco e cantora. Se visitar a página principal do motor de busca, terá uma representação de Lola Flores, a mulher que representava com sentimento.

Lola Flores é homenageada com um Google doodle, nesta quinta-feira, dia em que completaria o 93.º aniversário.

Veja o  vídeo.

Em destaque

Subir