Nas Notícias

Detido um funcionário pela suspeita de desviar 12 mil euros do Centro de Saúde

Um funcionário terá desviado “mais de 12 mil euros”, referentes a taxas moderadoras, do Centro de Saúde de Seia, no distrito da Guarda. O suspeito foi detido pela PJ devido à alegada prática de vários crimes.

O funcionário em causa tem 39 anos e é suspeito dos crimes de peculato, falsificação de documentos e falsidade informática.

Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda sustentou que os factos terão ocorrido “de forma reiterada ao longo de mais de seis anos”.

Em resultado, o Centro de Saúde de Seia terá sido lesado em “mais de 12 mil euros”, nas contas da PJ.

O funcionário é suspeito de se apropriar de “elevadas verbas provenientes de taxas moderadoras pagas pelos utentes do respetivo centro de saúde e extensões dele dependentes, as quais lhe competia receber e depositar em contas públicas”.

“Como forma de ocultar esse seu comportamento delituoso”, continuou a nota da PJ, “o suspeito procedia à alteração e destruição de vários documentos, registando à posteriori isenções indevidas no respetivo sistema informático ou anulando consultas em relação às quais tinham sido cobradas taxas moderadoras”.

Daí que, para além dos alegados crimes de peculato (desviando o dinheiro das taxas moderadoras), seja também suspeito de falsificação de documentos e falsidade informática (por ‘inventar’ isenções e anular as consultas).

O detido já foi presente às autoridades judiciárias, embora uma eventual aplicação de medidas de coação não seja conhecida.

Em destaque

Subir