Nas Notícias

Detido na Somália português com possíveis ligações à al-Qaeda

al-qaeda2Um cidadão de nacionalidade portuguesa terá sido detido, esta semana, durante um conjunto de rusgas levadas a cabo pelas forças de segurança da Somália, avança o jornal Somalilandpress. Segundo a mesma fonte, o cidadão português pertenceria a um grupo radical islâmico denominado al Shabbad.

Citado pela Waaheen News, o governador da região de Sool, Mohamed M. Ali, não determinou o número, nem os nomes dos detidos, mas confirmou a detenção de um suspeito estrangeiro de nacionalidade portuguesa, como sendo próximo da rede terrorista al-Qaeda.

“Os nossos operacionais levaram-nos a um homem estrangeiro português que era membro da al Shabaab. Isto é uma vitória do nosso Estado policial e militar. É uma operação de sucesso para nós”, adiantou. 

Esta operação policial aconteceu na sequência do assassinato, na semana passada, do procurador-geral adjunto da região de Sool, sendo este o segundo homicídio de um juiz no espaço de uma semana.

Porém, de acordo com o jornal Público, que cita um funcionário da embaixada portuguesa na Etiópia, não é ainda possível confirmar que o cidadão detido seja português, já que, até agora, nenhum europeu foi identificado como membro do al Shabaad.

“No grupo dos suspeitos haverá um cidadão de raça caucasiana com características do sul da Europa. Mas não há qualquer elemento indiciário ou probatório que aponte que se trata de um cidadão português”, afirma.

Segundo adianta a mesma fonte, estão ser mantidos contactos permanentes entre a embaixada portuguesa e o Ministério do Interior da autoproclamada Somaliland, zona onde ocorreram as detenções.

Em destaque

Subir