Desporto

FIFA aprova tecnologia na linha de golo e inicia testes em dezembro

fifaInternacional Board disse esta quinta-feira “Sim” às tecnologias na linha de golo. Primeiros testes vão ser feitos no Campeonato do Mundo de Clubes, em dezembro deste ano.

Para muitos é quase como um “finalmente”, para outros representa uma mudança medonha naquilo que é natureza do futebol.

Opiniões à parte, a FIFA decidiu esta quinta-feira aprovar a tecnologia na linha de golo.

A mesma passa por instalar um pequeno ‘chip’ na bola, que faz soar um alarme para o árbitro, sempre que o esférico ultrapasse na totalidade a linha da baliza.

A decisão surge nesta quinta-feira, após reunião do Internacional Board, realizada em Zurique, na Suíça.

Recorde-se que Joseph Blatter, o Presidente da FIFA, foi um dos responsáveis que se fez ouvir após o escândalo do jogo Ucrânia-Inglaterra, a contar para a última jornada do Grupo D do Euro’2012. Nessa partida, o central inglês John Terry tirou a bola rematada pelo ucraniano Davic de dentro da baliza, quando esta já tinha entrado na sua totalidade.

Mas este foi apenas um dos casos mais mediáticos. Em 2010, no Mundial da África do Sul, Lampard, médio da Inglaterra, viu ser-lhe anulado um golo frente à Alemanha, numa situação idêntica. Estes dois lances, provavelmente os mais lembrados devido à importância dos jogos, serviram agora de exemplo para o International Board aprovar medida, que não foi única.

Esta quinta-feira ficou também aprovado o uso da burca, a veste das mulheres muçulmanas, durante as partidas do futebol feminino. Foi também decidida a continuação da presença dos árbitros de baliza.

A tecnologia na linha de baliza começa a ser testada pela FIFA no Mundial de Clubes, agendado para dezembro, no Japão.

Em destaque

Subir