Mundo

Deputados uruguaios confirmam legalização de venda de cannabis no país

cannabiscannabis camara 510A legalização da cannabis foi aprovada no Uruguai, pela Câmara de Deputados, nesta quarta-feira. O diploma, que vai seguir para o Senado, para ser ratificado, prevê a legalização do cultivo, distribuição e venda da cannabis, de forma controlada, para “combater riscos os riscos do uso” desta erva.

Está aprovada a venda de cannabis no Uruguai, depois de a Câmara de Deputados ter votado favoravelmente o diploma, nesta quinta-feira. O assunto divide os uruguaios e essa realidade ficou patente na votação: em 96 deputados, 50 votaram a favor, 46 opuseram-se à legalização daquela erva, após um debate que durou cerca de 12 horas.

O projeto – que vai agora para o Senado, afim de ser ratificado, antes de entrar em vigor – permite o cultivo da cannabis, a distribuição e também a comercialização.

José Mujica, presidente do Uruguai, tem agora nas mãos uma decisão histórica, já que, em caso de ratificação do diploma, aquele país torna-se no primeiro do mundo a ter o Estado a controlar a produção e venda da cannabis.

O objetivo do diploma é combater os riscos e danos associados ao consumo daquela erva. Assim, quando o diploma aprovado se tornar lei, todos os residentes no Uruguai maiores de 18 anos poderão comprar cannabis. Para o efeito, exige-se que estejam inscritos numa base de dados, sendo que a quantidade máxima permitida para compra é 40 gramas. Haverá farmácias habilitadas a vender cannabis, num processo controlado pelo Estado.

Em destaque

Subir