Mundo

Rede de venda de bebés pelo Facebook desmantelada no Brasil

bebe incubadoraUma rede de venda de bebés, recém-nascidos, que usava o Facebook como ferramenta, foi desmantelada no Brasil, em Pernambuco. Mulheres grávidas colocavam os bebés à disposição dos seguidores da página, alegando que não tinham meios para garantir o seu sustento, mas, na verdade, pretendia-se ganhar dinheiro de forma ilegal. Um bebé poderia custar 10 mil reais, ou 3300 euros.

As autoridades de Pernambuco desmantelaram uma rede que vendia recém-nascidos brasileiros no Facebook, por via de uma página que entretanto já foi desativada pela rede social, após a denúncia do caso.

Segundo revela o Diário do Pernambuco, o caso já chegou ao Ministério Público, depois de concluída a investigação policial. Além da venda, também se procedia a doação ilegal de bebés, usando os mesmos métodos.

O Facebook era a plataforma para a prática deste crime. Uma página era usada para algumas mulheres revelarem que tinham filhos, mas não dispunham de meios para os sustentarem. Tratava-se quase sempre e de recém-nascidos, mas também bebés com alguns meses de vida.

As mulheres nunca revelavam que queriam vender as crianças, até porque esta prática é ilegal. E a situação económica débil que era apresentava suscitava um sentimento solidário por parte dos alvos da mensagem.

A partir daqui, estava criado o contacto entre vendedores e compradores, sem que muitas vezes estes soubessem que estavam a ser vítimas de uma rede organizada.

As duas partes estabeleciam mensagens privadas através do Facebook, primeiro, e com outros meios, depois, onde definiam os pormenores da venda. Cada recém-nascido poderia custar 10 mil reais, o que corresponde a cerca de 3300 euros.

Em destaque

Subir