Ralis

Rali da Finlândia: Mikko Hirvonen mais rápido na qualificação

HirvonenFinland 1Mikko Hirvonen FinlândiaMikko Hirvonen foi o piloto mais rápido na classificativa de qualificação do Rali da Finlândia, que define a ordem de partida para a prova pontuável para o Campeonato do Mundo da especialidade. O finlandês da Citroën bateu por apenas duas décimas o francês Sébastien Ogier, da Volkwagen.

“Foi uma boa classificativa, mas poderia ter sido melhor. Não tenho nenhuma ideia sobre qual ordem de partida irei escolher, por isso não sei sequer se foi bom ser o mais rápido aqui ou não”, disse Hirvonen, vencedor da prova em 2009.

Já Ogier referiu: “Era um troço muito rápido e, embora tenha corrido bem, não fiquei com a sensação ideal com a suspensão. Mas na Finlândia a qualificação não é tão importante como noutras provas”.

Numa ‘especial’ de Ruuhimaki, com pouco mais de quatro quilómetros de extensão, Thierry Neuville foi o melhor representante d M-Sport, realizando a terceira melhor marca, gastando apenas mais quatro décimas do que Hirvonen, enquanto o russo Evgeny Novikov colocou o segundo Fiesta WRC no quarto lugar da tabela.

Já Jari-Matti Latvala, considerado como um dos favoritos no evento, quedou-se pelo quinto registo no segundo Volkwagen Polo R. O finlandês debateu-se com alguma degradação do chão do carro, mas não usou isso como desculpa para o tempo realizado. “Fui muito cauteloso, especialmente na secção estreita, onde travei demasiado cedo num par de curvas”, assumiu.

No terceiro Volkswagen Andreas Mikkelsen fechou o top dez, gastando quase mais um segundo que Mikko Hirvonen, com o norueguês a queixar-se da perda de tração nas curvas para a direita, apesar de ter batido o seu compatriota Mads Ostberg, sétimo no terceiro Ford da M-Sport.

Resultado da qualificação
1.º Mikko Hirvonen (Citroën DS3 WRC) 2m14,15,5s
2.º Sébastien Ogier (VW Polo R WRC) + 0,2s
3.º Thierry Neuville (Ford Fiesta RS WRC) + 0,4s
4.º Evgeny Novikov (Ford Fiesta RS WRC) + 0,5s
5.º Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC) + 0,7s
6.º Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) + 0,9s
7.º Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC) + 1,3s
8.º Juho Hanninen (Ford Fiesta RS WRC) + 1,4s
9.º Kris Meeke (Citroën DS3 WRC) + 1,8s
10.º Dani Sordo (Citroën DS3 WRC) + 1,9s

Em destaque

Subir