Nas Notícias

Debate aborda a dislexia como fator de insucesso escolar

Dislexia_900Seminário sobre o problema da dislexia como fator de desmotivação e insucesso escolar em debate no dia 19 de março, na Futurália 2016. Testemunhos reais e casos de sucesso.

A edição deste ano da Futurália, a maior feira de Educação, Formação e Empregabilidade, será marcada por uma iniciativa inédita realizada no âmbito do certame: ‘Dislexia para todos’ é o tema do seminário que decorrerá no dia 19 de março, pelas 14 horas, no Centro de Reuniões da FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar e a comunidade civil de uma realidade vivida por muitos jovens durante os seus percursos escolares, esta iniciativa abordará a questão da dislexia sob diferentes prismas, com o intuito de responder a questões como: o que é, como se caracteriza, como trabalhá-la, o ser-se disléxico e o viver e lidar com um disléxico.

Um debate num espaço aberto onde educadores, professores, pais, jovens, crianças e especialistas podem partilhar informação sobre o tema, colocar questões e esclarecer dúvidas.

Ao integrar este seminário no contexto da exposição, a Futurália pretende despertar consciências para um problema que afeta milhares de jovens e ao qual ainda não é dada a necessária visibilidade.

“Para além de ser a maior mostra de educação do país, acreditamos que a Futurália deve ter também um papel ativo na consciencialização de temas importantes para o futuro dos nossos jovens, e é nesse sentido que este ano decidimos introduzir esta temática na Feira”, afirma Alzira Ferreira, diretora da Futurália.

“Apercebemo-nos de que a grande maioria da comunidade escolar e familiar desconhece o que é a dislexia, como ultrapassá-la, que ferramentas de diagnóstico e terapia existem, como viver com, e é necessário que todos estejamos munidos de ferramentas que ajudem estes jovens, ao longo do seu percurso formativo, a prepararem-se e a ultrapassarem as barreiras que se lhes deparam perante um curriculum escolar padronizado e a superarem as dificuldades inerentes ao ser-se disléxico”.

A falta de um diagnóstico atempado, de terapia adequada e o desconhecimento do que é a dislexia no meio escolar e familiar, as estratégias de trabalhar com estes jovens, acabam muitas das vezes por criar lacunas, dificuldades nos seus percursos escolares, que podem resultar em situações de desmotivação e, consequentemente, de insucesso.

Em destaque

Subir