Fórmula 1

Daniel Ricciardo domina primeiro dia no Mónaco

Daniel Ricciardo dominou o primeiro dia de treinos do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, que, como é tradição, tem lugar na quinta-feira, deixando a sexta-feira disponível para o comércio do Principado.

O australiano da Red Bull foi o mais rápido em ambas as sessões cronometradas, ainda que na da tarde tenha melhorado em mais de meio segundo a sua marca matinal, ao efetuar uma volta em 1m11,841s.

A Red Bull esteve particularmente bem no traçado monegasco, já que Max Verstappen realizou o segundo melhor registo, a 0,194s do seu companheiro de equipa, sendo que Sebastian Vettel conseguiu a terceira marca, mas já a mais de cinco décimas de Ricciardo.

Numa sessão interrompida ao cabo de 25 minutos, para reparações na descida do Casino para Mirabeau, devido a uma tampa de saneamento solta, Verstappen teve alguma dificuldade em acompanhar Ricciardo, devido ao tráfego, e não conseguiria bater o australiano, que realizou o melhor tempo dos treinos numa das suas simulações de qualificação.

O holandês também se pode queixar da sorte, já que a sua participação no segundo treino livre teria um fim antecipado, quando não conseguiu evitar a traseira do Haas de Romain Grosjean no gancho.

Tal como Verstappen, Vettel efetuou a sua melhor marca utilizando pneus hiper macios no seu Ferrari. Isso deixou-o uma décima à frente de Lewis Hamilton, autor do quarto registo, sendo que o Campeão do Mundo superou por apenas nove milésimas Kimi Raikkonen, no segundo SF71H.

Nico Hulkenberg, no melhor dos Renault, foi o melhor dos ‘outros’, com o sétimo tempo, também utilizando pneus hiper macios. Mesmo assim o alemão ficou a 1,2016s de Daniel Ricciardo, sendo três centésimas mais rápido que Stoffel Vandoorne, que desta vez foi o mais rápido dos pilotos da McLaren.

A equipa de Woking realizou a sua simulação de corrida mais tarde do que a maioria das concorrentes, com Vandoorne e Fernando Alonso a conseguirem subir gradualmente na tabela de tempos. O espanhol foi nono a menos de quatro centésimas do seu companheiro de equipa.

O top dez foi completado por Carlos Sainz Jr, cujo Renault exibiu novos flancos. O madrileno foi mais de 1,3s mais lento do que Daniel Rucciardo, nuns treinos ainda marcados pelo toque de Brendon Hartley nas barreiras exteriores de St. Dévote.

Em destaque

Subir