Fórmula 1

Daniel Ricciardo confirma boa forma da Red Bull com ‘pole position’ no México

Daniel Ricciardo chamou a si a ‘pole position’ do Grande Prémio do México de Fórmula 1, confirmando o bom desempenho da Red Bull ao longo de todos os treinos.

Apesar de Valtteri Bottas ter terminado a primeira sessão de qualificação na frente da tabela de tempos, depois foram os pilotos da equipa de Milton-Keynes a ‘mandar’, com Max Verstappen a ser o mais rápido na Q2 e Ricciardo a conseguir esse desiderato na decisiva Q3.

Mercedes e Ferrari não se remeteram ao papel de espetadores na derradeira sessão de qualificação, mas a verdade é que nem Lewis Hamilton nem Sebastian Vettel se mostraram capazes de desfeitear Verstappen e Ricciardo.

O australiano acabou por, numa altura crucial da sessão, garantir a volta ‘mágica’ – 1m14,759s – que lhe garantiu a primeira posição da grelha de partida para a corrida de domingo, batendo o holandês por somente 0,026s.

Hamilton quedou-se a 0,135s de Ricciardo, mas foi quase uma décima mais rápido do que o seu rival na luta pelo campeonato, pois Vettel vai largar de quarto e tem uma tarefa quase impossível para evitar que o britânico da Mercedes se sagre Campeão do Mundo pela quinta vez no Autódromo Hermanos Rodriguez.

Bottas não repetiu a façanha da primeira qualificação, e vai largar apenas de quinto, depois de ter ficado a mais de quatro décimas do mais rápido, sendo 0,070s mais veloz que Kimi Raikkonen, com quem partilha a terceira linha do ‘grid’.

Não foi supresa nenhuma os pilotos da Renault serem os melhores dos ‘outros’. Foi assim ao longo dos treinos livres e foi assim agora na qualificação, com Nico Hulkenberg a ser desta vez melhor do que Carlos Sainz.

Mais surpreendente foi o facto dos dois homens da Sauber terem conseguido chegar à Q3. Um contraste com a Force India, para grande pena dos mexicanos que esperavam ver ‘Checo’ Perez atingir a última fase da qualificação. Em vez disso o piloto da ‘casa’ vai largar apenas do 13º lugar da grelha.

Resultado da qualificação

1º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m14,759s

2º Max Verstappen (Red Bull) 1m14,785s

3º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m14,894s

4º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m14,970s

5º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m15,160s

6º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m15,330s

7º Nico Hulkenberg (Renault) 1m15,827s

8º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m16,084s

9º Charles Leclerc (Sauber) 1m16,189s

10º Marcus Ericsson (Sauber) 1m16,513s

Em destaque

Subir