Fórmula 1

Daniel Ricciardo: “Carros de 2017 vão ser mais exigentes fisicamente”

RicciardoCarros2017 1

Daniel Ricciardo não tem dúvidas que os monolugares de Fórmula 1 do próximo ano vão ser mais exigentes fisicamente, devido às novas regras que tornam os carros significativamente mais rápidos.

Sob os novos regulamentos as rodas são maiores e as próprias carroçarias dos monolugares crescem em dimensão e apoio aerodinâmico, como forma de aumentar a velocidade e reduzir os tempos por volta.

Ricciardo considera que a disciplina máxima do automobilismo vai “na direção certa” com a introdução dos novos regulamentos, pois na sua opinião irão propiciar corridas mais excitantes, ainda que mais exigentes para os pilotos.

“Estou confiante de que os carros serão mais rápidos, as velocidades em curva serão maiores. Penso que a única coisa que é certa para os pilotos é que vai ser mais exigente fisicamente, e não apenas quando sentirem os carros nas curvas de alta velocidade”, defende o australiano da Red Bull.

RicciardoCarros2017 2

“Sei quanto o nosso carro é forte nas curvas de alta velocidade e ainda espero mais. Por isso posso imaginar como será com as equipas do meio da tabela. Eles nunca experimentaram algo tão massivo em termos de forças G e aderência”, refere Ricciardo.

“Olhando para todas as novidades, os pneus mais largos e maior carga aerodinâmica, tudo deverá contribuir para ser mais divertido. Quanto vai mudar não sei. Estou a divertir-me na Fórmula 1 neste momento, mas é claro que se pode melhorar sempre as coisas. Mesmo e só melhor uma parte é sempre positivo”, sublinha o piloto de Perth.

Daniel Ricciardo considera contudo que terá de haver um equilíbrio entre a velocidade pura e as corridas disputadas: “Para mim o cenário ideal seria ter uma qualificação onde contássemos com muita aderência, do qual tiraríamos o máximo do carro e levá-lo até ao limite. Mas depois na corrida não queria que fosse seguir o líder e depois toda a gente ir para os pontos de travagem demasiado tarde de modo a que ninguém ultrapassasse ninguém”.

Em destaque

Subir