Economia

2012: Eurostat coloca Portugal no pódio dos países com maior endividamento

euroseurostatO défice de Portugal, segundo números oficiais do Eurostat agora divulgados, atingiu os 6,4 por cento em 2012, sendo que a dívida pública chegou aos 123,6 por cento do PIB. Os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia estão de acordo com os que foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O Eurostat colocou Portugal no pódio dos países da União Europeia com maior endividamento público. Apenas a Grécia e a Itália apresentam registos mais negativos do que o português. Em Portugal, o endividamento atingiu 123,6 por cento do Produto Interno Bruto, o que significa que as políticas de austeridade não estão a produzir efeito na correção da dívida.

Os números agora tornados públicos pelo Eurostat estão em linha com o que o Instituto Nacional de Estatística revelara recentemente, numa análise a 2012. E não constituem surpresa.

Também no que diz respeito ao défice nacional há coerência entre o INE e o Eurostat. Portugal apresentava, em 2012, um défice de 6,4 por cento. Trata-se do quarto défice mais elevado da União Europeia.

Neste particular, destaque negativo para a Espanha, cuja derrapagem das contas públicas ultrapassa os 10 pontos percentuais.

Em destaque

Subir