Apresentações/Novidades

Cygnet V8 um ‘mini’ Aston Martin…de corrida

A Aston Martin aproveitou o Festival de Goodwood para revelar uma versão muito especial do Cygnet, que deixou muito boa gente surpreendida.

Conhecida pelos seus belos ‘coupés’ desportivos, a famosa marca britânica causou de facto bastante espanto com a revelação de um modelo que não planeia produzir em série, mas que tem por base o chassis do também citadino Toyota iQ, do qual herda também muitas das suas linhas.

Qual o objetivo deste lançamento? O marketing certamente, ainda que a ‘mão’ da Aston Martin neste pequeno modelo seja maior do que se possa pensar, uma vez que originalmente o modelo não ultrapassava os 170 km/h.

Para já utiliza vários componentes mecânicos do Vantage S e uma transmissão de sete velocidades automática desportiva. O ‘cocktail’ é inigualável, pois sob o motor ‘mora’ um poderoso motor 4,7 litros V8 com uns impressionantes 430 cv de potência. Isso fez com que um ‘carrinho’ que normalmente teria um peso bem inferior a mil quilos passasse a ter 1375.

Obviamente que para além de uma caixa de velocidades Sportshit II pensada para explorar as enormes capacidades do propulsor, o Cygnet V8 foi alvo de grandes alterações ao nível das ligações ao solo, de modo a ser capaz das performances que anuncia – 4,2 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 274 km/h.

O interior deste ‘mini’ Aston Martin assemelha-se em tudo a um superdesportivo, com volante de competição, ‘bacquets’, tablier em carbono, pedais em alumínio e até arcos de segurança, como se tratasse mesmo de um carro de corrida.

 

Em destaque

Subir