Nas Notícias

Curada do VIH? Bebé tratada à nascença não apresenta sinais da infeção

bebe sida 210bebe sidaUma menina que nasceu há quase um ano com o vírus da sida não tem sinais de estar infetada por esse vírus. A bebé foi tratada com anti-retrovirais quatro horas após o nascimento e será o segundo caso de sucesso: a primeira menina a receber o tratamento tem agora três anos.

Há mais um bebé que pode ter sido curado do vírus da imunodeficiência humana (VIH), mais conhecido como o vírus da sida, após ter recebido um tratamento à nascença.

Quando nasceu, há 11 meses, a menina foi sujeita a um tratamento com anti-retrovirais, que ocorreu quatro horas após o nascimento. Com quase um ano de idade, continua sem apresentar qualquer sinal de estar infetada com o vírus.

“O que é mais notável em relação a este bebé é a rapidez com que o vírus desapareceu, os testes de ADN estavam negativos quando tinha seis dias e continuaram negativos depois”, salientou Yvonne Bryson, professora de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, citada pela France Presse.

Este caso, que ocorreu em abril de 2013 num subúrbio Los Angeles, nos EUA, será o segundo de sucesso, avançam várias agências noticiosas. Há uma outra menina, hoje com três anos de idade, que também foi sujeita a tratamentos com anti-retrovirais nas primeiras horas de vida e que continua sem apresentar sinais do vírus.

A bebé de Los Angeles, cuja situação foi publicamente apresentada durante uma conferência científica em Boston (EUA), continua a ser acompanhada pelos médicos, que demonstram otimismo na cura.

Porém, os especialistas não descartam a possibilidade do vírus estar oculto nos tecidos, nem um eventual regresso.

Em destaque

Subir