Nas Notícias

André Villas-Boas no oitavo aniversário do Clube dos Pensadores

villas boas chelseaandre villas boas 600O técnico André Villas-Boas é o convidado de honra no oitavo aniversário do Clube dos Pensadores, no dia 17 de março, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia. “A presença de André Villas-Boas simboliza alguém de sucesso e com valor ético e profissional”, realça Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores.

É um dos treinadores portugueses mais promissores. Pelo Porto, fez história na época 2010-11, conquistando Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa. Numa altura em que os portugueses emigram por não terem trabalho em Portugal, foi um “emigrante de luxo”, treinando no Chelsea e Tottenham.

André Villas-Boas marcará presença no oitavo aniversário do Clube dos Pensadores, a convite do fundador Joaquim Jorge, que tem levado a cabo uma série de debates de relevante interesse cívico, em diversas áreas.

“O Clube dos Pensadores foi fundado em 2006, pugna pela pedagogia cívica e procura fazer uma revolução pacífica de ideias, mentalidades e comportamentos. Tem como lema uma nova forma de participação cívica e uma verdadeira cidadania, procurando ir de encontro aos anseios da sociedade civil, e o mais importante, dando voz aos cidadãos em todos os debates”, destaca Joaquim Jorge.

A sua atividade cívica passa pela realização de debates com personalidades que marcam a atualidade – já passaram pelo clube convidados como Pedro Passos Coelho, António José Seguro, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa, Belmiro de Azevedo, Jerónimo Martins, D. Duarte de Bragança, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Cândida Almeida, entre outros nomes de relevância cívica nacional, ao longo destes oito anos.

“É preciso voltar a acreditar na política apesar de atualmente ser muito mal frequentada. Fazer política com o critério do melhor, ou pelo menos que seja possível evitar o mau e o pior especialmente. A boa política não é a que se pratica actualmente. Interessa-me uma política onde nem tudo seja possível, não se atraiçoe os eleitores, no dia seguinte, às eleições. Este tipo de política repugna-me. É preciso, denunciar abusos, procurar abrir os olhos a quem os têm fechados e procurar que as pessoas reparem no que se passa à sua volta”, sublinha o fundador do clube.

O Clube dos Pensadores tem como membros destacados: Joaquim Jorge, biólogo e fundador; Mário Russo, engenheiro e professor no IPVC; Francisco Azevedo Brandão, professor de História e Português; António Ribeiro, juiz-desembargador, ex-secretário de Estado dos Assuntos Judiciais do governo de Pedro Santana Lopes; Jorge Queiroz, economista e ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia; Lino Ferreira, ex-vereador do Urbanismo do Câmara Municipal do Porto de Rui Rio e presidente da Comissão Executiva da JMP; entre outros.

Villas-Boas, o senhor que se segue

O clube, a assinalar o aniversário, tem recebido ilustres personalidades. Em 2008, no seu segundo aniversário, contou com Pedro Santana Lopes, no seu reaparecimento depois de ser primeiro-ministro.

Pedro Passos Coelho, atual primeiro-ministro foi recebido, em 2011, no quinto aniversário, como líder da oposição. Em 2012 o clube teve a visita de Alexandre Soares dos Santos, charmain do Jerónimo Martins. No ano passado, Belmiro de Azevedo charmain da Sonae.

A sua atividade cívica passa pela realização de debates com personalidades que marcam a atualidade – já passaram pelo clube convidados como Pedro Passos Coelho, António José Seguro, Alexandre Soares dos Santos, Belmiro de Azevedo, Carvalho da Silva, Jerónimo de Sousa, Pedro Santana Lopes , Francisco Louçã.

O Clube dos Pensadores

A atividade cívica deste clube passa pela realização de debates com personalidades que marcam a atualidade. Já passaram pelo clube convidados como Pedro Passos Coelho, António José Seguro, Alexandre Soares dos santos, Belmiro de Azevedo, Carvalho da Silva, Jerónimo de Sousa, Pedro Santana Lopes , Francisco Louçã

O Clube dos Pensadores também recebeu ao longo da sua existência, figuras de vários quadrantes políticos e sociais: ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz; Jorge Miranda, reputado constitucionalista; a procuradora-geral Adjunta Cândida Almeida; vice-primeiro-ministro, Paulo Portas; coordenador do BE, João Semedo; sindicalista, Carvalho da Silva; Vítor Baía, jogador de futebol; Pedro Abrunhosa, músico, entre outros.

Em destaque

Subir