Tecnologia

Cuidado com as compras em lojas que encontra no Facebook, alerta a Deco

iphone_facebook_bateria

A associação de defesa do consumidor veio alertar os utilizadores sobre o cuidado a ter ao efetuar compras em lojas através da rede social, Facebook. Em comunicado, a Deco alerta para a pouca segurança que estas lojas oferecem.

Segundo a Deco, muitas destas lojas não estão registadas e não dispõe de um endereço físico. Isto pode levar muitos utilizadores a efetuar pagamentos e nunca chegar a receber nenhum produto.

A Deco recebeu várias reclamações de utilizadores enganados, que efetuaram compras em lojas que encontraram no Facebook, acabando por sair lesados. Entre as várias reclamações enviadas à Deco, algumas dizem respeito a atrasos nas entregas e falta de reembolso em caso de desistência da compra do produto.

“Por vezes não se trata de vendas de comerciantes para consumidores, mas sim vendas entre particulares, logo torna-se mais difícil a resolução de um possível conflito posteriormente”, alerta a Deco.

A associação alerta para o facto de estas lojas não estarem registadas como empresas em Portugal e não dispor de um endereço físico para contacto. Isto leva a que os utilizadores encontrem muitas dificuldades em caso de reclamação ou outras informações sobre os produtos.

“Sendo uma compra à distância tem sempre um prazo de 14 dias, no entanto, esta faculdade só se aplica a negócios entre comerciantes e consumidores, caso tenha adquirido o produto junto de um particular, não existe esta possibilidade”, salientou a Deco.

A Deco lembra ainda que, ao “fazer uma aquisição desta forma, e caso não seja disponibilizada fatura de compra, não poderá mais tarde acionar a garantia do produto, pois não terá forma de comprovar a data de aquisição do mesmo”.

Em destaque

Subir