Insólito

Criança recebe um nariz que se desenvolveu na testa

Uma equipa de médicos da Índia implantou um nariz na testa de uma criança. Arun Patel, de 12 anos, foi alvo de uma cirurgia rara, para corrigir um problema que teve origem numa pneumonia e que o deixou com o nariz deformado. Em quatro fases, a operação permitiu a Arun recuperar a autoestima.

Um adolescente indiano viu ser-lhe implantado um nariz que se desenvolveu na própria testa, em resultado de uma cirurgia inovadora (ainda que não seja única).

Por culpa de uma pneumonia de que foi vítima quando era bebé, Arun Patel ficou com o nariz desfigurado, bem como com outras deformações na face.

A cartilagem do nariz apresentava danos irreversíveis e os médicos da sua terra natal, no Estado de Madhya Pradesh, não foram capazes de a reconstruir.

O menino foi sujeito a tratamentos, mas nenhum revelou eficácia. Pelo contrário. O estado agravou e parte do nariz de Arun perdeu-se, em resultado de danos nos tecidos.

Arun parecia destinado a viver com aquele problema, mas uma década mais tarde recebeu atenção de uma equipa médica, da cidade de Indore.

Sensibilizados com o problema e certos de que teriam grande probabilidade de devolver esperança a esta criança, avançaram para a cirurgia plástica.

“Tinha a certeza de que o novo nariz não seria rejeitado pelos restantes órgãos do menino”, conta o médico Ashwini Dash, líder da equipa médica, em declarações à BBC.

A operação durou um ano e foi realizada em quatro fases. Na primeira, o menino viu ser-lhe colocado na testa um alargador de tecido, que criou as condições para o desenvolvimento do novo nariz. Os médicos injetaram uma substância que levou a que os tecidos se espandissem.

Na segunda fase, foi retirada cartilagem das costelas do menino, para que se criasse o novo nariz, que ao longo de três meses se desenvolveu na testa.

A terceira fase da intervenção cirúrgica consistiu em retirar o nariz da testa e colocá-lo no lugar certo.

Por fim, e na quarta fase, os cirurgiões corrigiram os danos provocados na testa.

A intevenção cirúrgica correu bem e Arun Patel recuperou a aparência que a pneumonia lhe retirara.

Refira-se que, sendo rara, esta operação não é única. Há outros casos semelhantes. Em 2013, um chinês que perdeu o nariz foi alvo de uma técnica igual a esta.

Recorde esse caso.

Há ainda casos de orelhas que se desenvolveram no braço de pacientes.

Em destaque

Subir