Nas Notícias

Criada lei em homenagem a veterinária que se suicidou por praticar eutanásia em animais

O Governo de Taiwan promulgou uma lei que diz que a eutanásia em animais passará a ser permitida apenas a animais com doenças incuráveis. Uma lei em homenagem a uma veterinária que se suicidou.

A aplicação recorrente de eutanásia a animais, principalmente a cães abandonados em canis, em Taiwan vai ser proibida. Brevemente, os veterinários do país só poderão recorrer a esta prática em casos em que os animais sofrem de doenças consideradas incuráveis.

O caso de uma veterinária que se suicidou por ter de recorrer a esta prática, inspirou a que a lei fosse aprovada. A BBC conta o caso que relembra Chien Chih-cheng, a veterinária que numa entrevista à CTI recordou a primeira vez que teve de abater um animal: “Fui para casa e chorei toda a noite”.

Após a entrevista, a veterinária ganhou atenção mediática e, mais tarde, foi revelado que ao fim de dois anos de carreira já havia abatido 700 cães. Foi então que a pressão sobre Chien começou. “Algumas pessoas dizem que gostamos de matar animais e são cruéis”, diz Kao Yu-jie, uma antiga colega de Chien, à BBC.

Kao Yu-jie revela que nos abrigos e canis para animais ouvem-se todo o tipo de desculpas das pessoas para abandonarem os animais: “Porque o cão é mau, porque não é mau o suficiente, porque ladra demais, porque ladra pouco”, pelo que acabam por ter de ser os veterinários – aqueles que escolheram a profissão porque gostam de animais – a ter a responsabilidade de os abater.

Em maio do ano passado, Chien não aguentou mais a pressão e acabou por se suicidar, usando o mesmo produto que usava na prática de eutanásia em animais. A sua morte foi notícia em Taiwan e por todo o mundo.

Os colegas de trabalho contam que Chien estava sob pressão e a trabalhar horas a mais. A sua morte fez com que a imprensa local colocasse pressão ao Governo, que chegou a ser acusado de ter provocado a morte da jovem, mesmo que tenha sido indiretamente.

Passado quase um ano após a sua morte, foi introduzida agora uma nova lei que traz também multas para quem abandonar animais e um maior investimento no setor, principalmente na remodelação de canis e em inspetores que vão supervisionar o seguimento da nova lei, que entra em vigor já no próximo sábado.

Em destaque

Subir