Nas Notícias

Vídeo: “Costa está com muita sorte…”, diz Moura Guedes sobre os ‘coletes amarelos’

No seu comentário na SIC, Manuela Moura Guedes fez uma comparação entre o preço dos combustíveis em França e em Portugal, uma análise aos custos com impostos associados à eletricidade, passando pelos salários mínimos e médios dos dois países. A ‘procuradora’ não sabe se “é uma caraterística portuguesa não se queixar”. Mas tem a certeza de que “António Costa está com alguma sorte”, ao contrário do presidente francês. Veja o vídeo.

A onda de protesto denominada ‘Coletes Amarelos’, que se avançou para uma escalada de violência, em França, deixou a questão no ar: por que razão os franceses estão revoltados com os preços de combustíveis e os portugueses não?

No seu espaço de comentário na SIC, Manuela Moura Guedes fez contas. Estabeleceu um comparativo entre os preços daquela matéria-prima, em França e em Portugal. Calculou ainda os impostos que recaem sobre o consumo da eletricidade. E passou ainda por outro dado essencial para esta comparação: os salários mínimos e médios de portugueses e franceses.

O salário médio dos franceses atinge quase o triplo do salário médio dos portugueses.

Manuela Moura Guedes ficou com uma dúvida e uma certeza.

Uma dúvida sobre o nível de resignação em Portugal.

E uma certeza sobre os efeitos políticos que essa caraterística acarreta.

“Ainda não cheguei à conclusão se é uma caraterística portuguesa não se queixar, ou se ainda não chegaram ao topo daquilo que podem pagar… Estamos para ver… De qualquer forma, António Costa está com alguma sorte. E Macron não”.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir