Nas Notícias

Coração de Hosni Mubarak parou duas vezes e ‘regressa’ após desfibrilhação

hosni_mubarakEstar preso pode ser mau para a saúde: o ex-Presidente do Egito, Hosni Mubarak, sofreu hoje duas paragens cardíacas, mas recuperou de ambas após desfibrilhação. As autoridades analisam agora a hipótese de transferir o preso para um hospital.

Hosni Mubarak, o ex-Presidente do Egito que se encontra na prisão de Tora a cumprir pena perpétua, sofreu hoje duas paragens cardíacas, mas recuperou após as devidas reanimações. “O coração parou por duas vezes. Os médicos tiveram de recorrer a um desfibrilhador. O paciente tem alternado estados de consciência com períodos de inconsciência e tem recusado comer”, revelou uma fonte médica da prisão, citada pela agência AFP.

A saúde do Presidente deposto, de 84 anos, tem vindo a agravar-se desde o início do julgamento, no âmbito do qual foi condenado a prisão perpétua por não ter impedido a morte de mais de 800 manifestantes às mãos das forças de segurança egípcias, durante uma revolta a 2 de junho. Mubarak foi julgado na maca, pois só assim conseguia comparecer em tribunal.

Segundo uma fonte do Ministério do Interior, que a AFP também não identificou, o estado de saúde do ex-Presidente “crítico, mas estável”. O antigo governante sofre, alegadamente, de depressão profunda, dificuldades respiratórias e hipertensão. Apesar da prisão de Tora possuir uma unidade médica, as autoridades egípcias analisam a hipótese de transferir Mubarak para um hospital.

Em destaque

Subir