Economia

Construção domina crédito malparado das empresas com 40 por cento

construcaoA banca continua a registar uma subida do crédito malparado por parte das empresas, que em janeiro deste ano atingiu um pico de 53 por cento em relação ao ano anterior. O setor da construção é o que tem maior peso nesta dívida.

O crédito malparado voltou a aumentar em janeiro, mantendo a tendência recente. O incumprimento das empresas atingiu os 7.621 milhões de euros no primeiro mês deste ano, o que representa uma subida de 53 por cento quando comparado com janeiro de 2001.

O setor da construção é, a nível empresarial, o que apresenta a pior situação: quase 40 por cento do crédito malparado empresarial envolve esta área. Segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, o setor da construção falhou o pagamento de 2.886 milhões de euros de empréstimos bancários só em janeiro.

No primeiro mês deste ano, o crédito malparado das empresas registou uma subida de 9 por cento face a dezembro de 2011, quando era de 6.967 milhões de euros, e de 53 por cento em termos homólogos, quando se registaram 4.958 milhões de euros por cobrar.

Já o crédito às famílias tem vindo a diminuir, o que tem vindo a suceder ao longo dos últimos 13 meses. Os empréstimos a particulares não passaram dos 600 milhões de euros, o montante mais baixo desde 2003, o primeiro ano em que há registos destes créditos. O crédito à habitação foi o que registou a descida mais expressiva: menos 75 por cento quando comparado com janeiro de 2011.

 

Em destaque

Subir