Economia

A maior queda das vendas a retalho na União Europeia pertence a Portugal

mercadoA maior queda das vendas a retalho da União Europeia, em janeiro de 2012, pertence a Portugal, contrariando a tendência na Zona Euro em que o volume de comércio a retalho aumentou face ao mês anterior, de acordo com o relatório do Eurostat.

Portugal continua em baixa e foi o país da União Europeia em que as vendas a retalho mais diminuíram no primeiro mês do ano. Em janeiro de 2012, as vendas de ‘produtos alimentares, bebidas e tabaco’ subiram 0,6% na Zona Euro e 0,4% na União Europeia, face a dezembro de 2011. O setor “não alimentar” avançou 0,5% e 0,9%, respetivamente.

No que respeita aos estados-membros, as vendas a retalho cresceram em nove países e caíram no mesmo número. De acordo com o relatório do Eurostat, os maiores aumentos aconteceram na Letónia, de 6,4%, na Eslovénia, de 5,5%, e na Roménia, de 3%.

Como foi referido, Portugal enfrentou a maior descida da zona, em 2,7%, seguida da Dinamarca, de 2,1%, e na Alemanha, de 1,6%.

Se compararmos anualmente, em janeiro de 2012 a venda de ‘produtos alimentares, bebidas e tabaco’ caiu 0,9% na Zona Euro e 0,5% na União Europeia. O setor ‘não alimentar’ cresceu 1,1% e 2,1%, respetivamente.

O comércio a retalho cresceu em onze países e caiu em sete. Os maiores aumentos foram observados na Lituânia, de 17%, na Letónia, de 16,6%, e na Roménia, de 10,2%. Já as maiores descidas registaram-se em Portugal, de 8,7%, em Malta, de 5,7%, e na Bulgária, de 2,6%.

Quanto à Zona Euro, de acordo com o relatório do Eurostat, as vendas a retalho aumentaram 0,3% em janeiro de 2012 face ao último mês do ano passado, e na União Europeia cresceram 0,4%.

De referir que no último mês de 2011, as vendas a retalho tinham diminuído 0,5% na Zona Euro e 0,2% na União Europeia.

Quando à variação homóloga, em janeiro deste ano o índice das vendas a retalho permaneceu estável na Zona Euro e cresceu 0,7% na União Europeia, de acordo com as primeiras estimativas do Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia.

Em destaque

Subir