Mundo

Como saber se estou a beber muito café?

Há quem não dispense um bom café, seja logo pela manhã, para ajudar a despertar, seja depois de uma refeição, em especial quando é mais ‘pesada’. Mas, a certa altura, começa-se a fazer contas aos cafés que já se bebeu. Três, quatro, cinco? Estarei a beber muito café?

O café já provou ser importante para a saúde, ajudando a prevenir doenças como diabetes, Alzheimer, Parkinson ou depressão. Porém, como acontece sempre, quando tomado em excesso torna-se prejudicial. É importante, então, perceber quando se está a beber café em demasia.

Um sinal para se perceber isso é o surgimento de dores de cabeça. Para quem o bebe com regularidade, é normal associar essas dores ao facto de ter ‘saltado’ um café. Porém, está comprovado que o café em excesso, por acumular os efeitos estimulante e diurético, pode provocar uma ‘sobrecarga’ no cérebro, traduzida em dores de cabeça.

Outro sinal bem conhecido do excesso de café é a dificuldade em adormecer. Quem for mais sensível à cafeína deve evitar tomar café a partir das 18h00, uma vez que o efeito pode prolongar-se entre três a cinco horas, tornado mais difícil que à noite adormeça.

Também as dores de estômago ajudam a perceber quando se está a beber demasiado café. Ao estimular a produção de ácidos no estômago, o café poderá levar ao surgimento de úlceras, gastrites ou refluxo gastrointestinal.

O efeito estimulante do café começa a surgir dez minutos depois de tomado, com o nível máximo de concentração a surgir 45 minutos depois de bebido o café. Se passada uma hora ainda sentir uma alteração de humor, como um maior nervosismo, ou até palpitações, pode ser sinal de que anda a beber café em excesso.

Já falámos do efeito diurético do café. É assim conhecido o responsável pelo último sinal de alerta para um consumo excessivo de café. Em demasia, o café pode provocar diarreia e, mais grave ainda, pode levar à desidratação.

Em destaque

Subir