Nas Notícias

Chá de pés de cereja. Quais os benefícios e como preparar

Chá de pés de cereja. Saiba como preparar e conheça os benefícios para a sua saúde, no combate a doenças cardiovasculares e muito mais.

O chá de pés de cereja tem propriedades medicinais muito poderosas, em resultado do facto de as cerejas serem muito saudáveis. Os benefícios não se resumem ao fruto, pois os pés das cerejas permitem fazer um chá muito saudável.

Conheça os benefícios do chá de pés de cereja e saiba como o preparar.

São bem conhecidos os benefícios das cerejas no tratamento de várias condições e doenças, como infeções urinárias, inchaços, artrite reumatoide e gota.

Isto porque o fruto é rico em nutrientes e minerais, como vitaminas A, B1, B2, C, cálcio, ferro, flavonoides, lípidos, potássio, betacaroteno, antocianina, taninos, sais potássicos e derivados de silício.

Com o chá de pés de cereja, temos, como resultado, uma bebida saborosa que traz vários benefícios para o organismo.

Chá de pé de cereja alivia a dor

As cerejas são ricas em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias. Por exemplo, a antocianina. Assim, o chá auxilia no tratamento de processos inflamatórios.

Facilita a recuperação muscular

Por outro lado, por conter flavonóides, facilita a recuperação muscular. Desse modo, é um chá recomendado para tomar depois da prática de exercício físico.

Aumenta os níveis de energia

Já os taninos tornam este chá numa bebida energética e com efeitos diuréticos, ajudando assim a melhorar o humor e a disposição.

Melhora a saúde cardiovascular

Por ser rico em substâncias antioxidantes, trata-se de um chá ideal para quem sofre de problemas coronários, pois melhora a saúde das artérias e protege o coração dos radicais livres.

Reduz o envelhecimento precoce

Também devido às substâncias antioxidantes, nomeadamente pela proteção face aos radicais livres, este chá ajuda assim a prevenir o envelhecimento precoce.

Chá de pés de cereja combate a insónia

Para quem tem problemas a adormecer ou sofre de insónias, este chá é um aliado importante, pois é rico em melatonina, a hormona que induz o sono.

Chá de pés de cereja combate a prisão de ventre

Além dos efeitos diuréticos, contribui também como laxante, sendo por isso indicado para quem sofre de prisão de ventre.

Fortalece o sistema imunitário e melhora pele, cabelo e unhas

Por ser rico em betacaroteno, este chá é por isso um complemento alimentar que fortalece o sistema imunitário, contribuindo ainda para a melhoria da saúde da pele, do cabelo e das unhas.

chá de pés de cereja

São assim vários os benefícios deste chá, que tem também efeitos comprovados em condições e doenças como tensão alta, obesidade, gripes e constipações.

Convém recordar que, por ter um efeito laxante, não deve ser tomado em excesso, pois poderá causar diarreia.

Como se prepara o chá de pés de cereja?

Por outro lado, a preparação do chá não tem qualquer segredo: basta adicionar alguns pés de cereja a um litro de água a ferver.

A quantidade a adicionar depende do gosto de cada um: assim, para um chá mais intenso, é só adicionar mais. 

Siga, assim, estes passos:

  • Deixe os pés em infusão durante dez minutos;
  • Passado esse tempo, coe então o chá;
  • Depois, é só esperar que arrefeça até à temperatura preferida e beber.

Se este tema é do seu interesse, consulte então outras notícias sobre saúde no PT Jornal.

Em destaque

Subir