Nas Notícias

Como perder peso? Eliminar gorduras pode não ser um bom começo

Ingerir menos gorduras não provoca maior perda de peso do que adotar uma dieta com poucos menos hidratos de carbono. Um estudo vai ajudá-lo a eliminar aqueles quilos que ganha nesta época do ano.

O trabalho de investigação norte-americano envolveu análises a dados de 68 mil indivíduos e retirou a tónica no corte de gorduras da dieta de quem quer perder peso.

Segundo conclui a pesquisa, publicada na revista científica The Lancet Diabetes & Endocrinology, as dietas com níveis reduzidos de gordura não provocam maior perda de peso maior que as dietas que, por exemplo, privilegiam um baixo consumo de hidratos de carbono.

A conclusão é de um grande estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, em Boston, nos EUA, e citado pela BBC. Em análise, dados de mais de 68 mil adultos.

É um facto que um grama de gordura contém mais do que o dobro das calorias de um grama de hidratos ou de proteínas. E isto leva a que pensemos que se ingerirmos menos gorduras iremos perder peso. Mas este estudo contraria esta tese.

“A nossa lógica é que reduzir a ingestão de gordura levaria naturalmente à perda de peso. Mas as nossas evidências indicam claramente que isso não acontece”, diz Deirdre Tobias, orientadora do estudo e investigadora da Escola de Medicina de Harvard.

Neste trabalho, analisou-se a eficácia de dietas com baixa ingestão de gordura e outras dietas, mesmo aquelas em que não havia qualquer restrição alimentar.

A finalidade era comprovar (ou não) a eficácia das dietas com poucas gorduras na perda de peso.

E analisando todas as variáveis, concluiu-se que as dietas com menos ou mais gorduras não interferem na perda de peso. Reduzir gorduras revelou-se menos eficaz, na perda de peso, do que cortar hidratos de carbono – ainda que as diferenças se fiquem por um quilograma, em média.

“A ciência não sugere dietas com pouca gordura como melhor estratégia para perda de peso a longo prazo. Para controlarmos a epidemia de obesidade, vamos precisar de mais pesquisas para identificar melhores abordagens”, Deirdre Tobias, citada pela BBC.

Os investigadores concluíram, por outro lado, que nenhuma dieta que se baseie no consumo de quantidades específicas de calorias provenientes dos três grupos de alimentos (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) apresenta resultados a longo prazo.

Para os investigadores, é necessário ir mais longe do que as quantidades de calorias provenientes de gorduras, hidratos e proteínas para discutirmos quais as dietas saudáveis.

Enquanto a ciência não encontra novas respostas, a solução passa, inevitavelmente, por adotar dietas de longo prazo, que evitem aumento de peso.

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do nosso corpo. No entanto, são também considerados como os potenciais inimigos do organismo, quando se pensa em combater o excesso de peso

Em destaque

Subir