Nas Notícias

Como pedir uma segunda via dos documentos do automóvel?

Perder os documentos de um veículo é uma dor de cabeça extra para o proprietário que terá de pedir novos comprovativos para que a viatura ande dentro da lei. Um veículo deve estar sempre acompanhado dos respetivos documentos. Assim, perdê-los não é nada agradável mas há solução. Saiba tudo aquilo que deve fazer quanto se perdem os documentos do carro.

Para circular nas estradas o veículo automóvel deve ter três documentos essenciais que são o certificado do seguro, ficha de inspeção e o documento único automóvel, vulgarmente conhecido por livrete, onde constam, entre outras indicações a marca do veículo, a matrícula, o modelo e outras características do automóvel, não esquecendo os dados do proprietário.

Quando alguém perde um destes ou até mesmo todos os documentos relativos a um veículo deve procurar, desde logo, em todos os locais antes de partir para o pedido de segundas vias.

É que, se tiver a sorte de os encontrar, evita despesas extra e deslocações a entidades públicas para a emissão de novos documentos.

Como posso pedir uma segunda via dos documentos do veículo?

Se depois de procurar os documentos estes continuarem em parte incerta, o melhor mesmo é optar pelo pedido de segunda via para que volte a ter toda a documentação reunida para que possa circular dentro da lei.

Documento Único Automóvel (antigo livrete)

O pedido de uma segunda via de um documento único automóvel tem um custo associado de 30 euros.

Poderá ser pedido pelo proprietário ou por outras pessoas legitimadas para o ato, como advogados, solicitadores e notários, desde que tenham uma procuração assinada pelo proprietário do veículo.

O pedido poderá ser efetuado em Lojas do Cidadão ou no Instituto dos Registos e do Notariado.

Certificado do seguro

Já o certificado do seguro, onde consta a apólice e os dados da seguradora, é também obrigatório para circular nas estradas e autoestradas, dado que todo o veículo com motor tem de ter um seguro mínimo de responsabilidade civil em caso de acidente.

O pedido deverá ser feito na sua seguradora que poderá aplicar algum tipo de custo, ou não, de acordo com aquilo que é praticado pela entidade privada com a qual você celebra o contrato de seguro.

Não se esqueça também de ter sempre no vidro frontal de forma visível o dístico do seguro.

Ficha de inspeção

O pedido de uma segunda via da ficha de inspeção pode ser solicitado num centro de inspeção. Caberá a esta entidade a colocação dos dados relativos ao veículo, sendo que aparece a indicação de que foi uma segunda via passada.

O preço associado ao pedido de uma segunda via poderá variar de acordo com os preços praticados pelo Centro de Inspeções a que se deslocar.

Posso pedir a segunda via online?

Atualmente é possível requerer uma segunda via dos documentos por via eletrónica. Como tal, o proprietário poderá pela internet em Automóvel Online.

Deve registar-se e ter um leitor de cartões de cidadão para completar o processo, onde lhe é pedido para criar uma palavra passe, um nome de uso que preferir ou endereço de E-mail.

Depois terá de validar a sua identidade e conseguirá, em seguida, fazer o pedido desta segunda via dos documentos do automóvel.

Para autenticar/validar a sua identidade deve ter o seu Cartão de Cidadão, códigos PIN e, como referido, um leitor de cartões.

Tenha presente também os seus dados de acesso ao portal das Finanças (Número de contribuinte e password).

Em destaque

Subir