Nas Notícias

Portugal pode viver um cenário idêntico à Turquia e Síria por causa de sismos?

O engenheiro civil João Appleton, especialista e investigador que já desempenhou funções de coordenador pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), mostra-se preocupado com o tipo de construção que se faz em Portugal, isto numa altura em que da Turquia e da Síria chegam imagens avassaladoras de destruição protagonizadas por um terramoto.

Este especialista, Conselheiro em Estruturas da Ordem dos Engenheiros, diz que o tipo de construção “não é muito diferente” daquela que é feita em territórios agora afetados e por isso admite os medos que tem de que algo possa suceder em Portugal.

“Eu receio que tenhamos um problema generalizado, incluindo nos edifícios acabados de projetar e construir”, começou por referir, justificando os seus receios.

“Os portugueses não são diferentes dos outros”

“Não tenho grande confiança na qualidade do ato de engenharia que se pratica ao nível dos projetos de licenciamentos de estruturas”, admitiu João Appleton, dizendo que “os portugueses não são diferentes dos outros”.

“Os engenheiros portugueses são razoavelmente muito mentirosos”, salientou, referindo que estes “fazem batota” sem que isso “tenha consequências”.

“Alguns explicarão isto porque os níveis dos honorários dos projetos, tanto de arquitetura como de engenharia, atingiram a indigência”, explicou o engenheiro civil, em declarações na CNN Portugal.

Appleton criticou ainda os preços praticados nos projetos de arquitetura e engenharia, realçando que estes “valem muito menos” do que as verbas que muitas imobiliárias cobram de “comissão”.

“Honorários de todos os projetos para obra valem muito menos que a comissão da imobiliária”

“Posso dizer-lhe que é uma coisa muito curiosa de que a soma dos valores dos honorários de todos os projetos para uma determinada obra, por exemplo de um edifício, valem muito menos do que a comissão que é paga à empresa de mediação imobiliária que vende o edifício, o que é uma coisa quase impensável”, contou Appleton, sublinhando que existe uma visão de que os “arquitetos e engenheiros servem para complicar as coisas”.

“Querem coisas a mais? Então o que é isso de segurança sísmica? Mas haverão mesmo sismos ou não terão sido inventados pelos engenheiros? Já me fizeram essa pergunta”, contou o engenheiro civil João Appleton, ele que tem muito trabalho realizado na sua área no que toca à conservação, restauro e reabilitação do património arquitectónico, monumental e habitacional.

Em destaque

Subir