Nas Notícias

Combustíveis: Gasolina quebra 15 cêntimos e gasóleo 11 cêntimos após pico de março

combustivel_1A redução do preço dos combustíveis mantém-se na próxima semana, com menos três cêntimos no gasóleo e na gasolina. Com esta atualização dos custos, antecipada por fonte do setor, assinala-se uma quebra de 15 cêntimos por litro de gasolina e 11 cêntimos por litro de gasóleo, em apenas dois meses.

Depois do pico de março, o preço dos combustíveis vem caindo, consecutivamente, em virtude da quebra do preço da matéria-prima nos mercados internacionais. A partir da próxima segunda-feira, nova atualização dos preços, com estimativas de redução de dois a três cêntimos nos gasóleo e na gasolina.

Em comparação com os máximos de março, assinala-se menos 11 cêntimos no custo por litro do gasóleo e menos 15 cêntimos em igual quantidade de gasolina, seguindo os preços de referência fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que tem como base os preços praticados em 2599 postos de abastecimento localizados em Portugal Continental.

Trata-se de uma enorme quebra em apenas dois meses. A tendência de desvalorização das cotações médias de gasóleo e gasolina continua a verificar-se nos mercados internacionais, o que se repercute nos preços dos combustíveis.

De acordo com a DGEG, o gasóleo apresenta um preço médio de 1,423 euros por litro. Já um litro de gasolina custa 1,636 euros/litro. Esta tendência de quebra repete-se, semana após semana, em virtude da desvalorização da matéria-prima.

Também uma comparação entre os meses de março de 2011 e 2012, feita pela DGEG, compreende-se a variação de preços dos combustíveis, com uma descida de 7,4 por cento no custo de gasolina e gasóleo.

Em destaque

Subir