Desporto

Alemanha-Portugal: Durante 90 minutos a crise vai passar para segundo plano

portugal_bosnia_1Germânicos e lusos entram hoje em campo com a certeza de que uma vitória dá uns largos metros até aos quartos de final. Neste pedaço de terra com pouco mais de 10 milhões, palavra crise será desvalorizada. Uma televisão transformar-se-á no aparelho do esquecimento.

Começa hoje a primeira jornada do Grupo B do Euro 2012. Pelas 17h00 (hora portuguesa), Holanda e Dinamarca disputam a primeira partida, em Kharkiv, na Ucrânia. Duas horas e 45 minutos depois, em Lviv, 23 jogadores fazem o país esquecer por uma hora e meia crises, troikas, défices, por aí fora.

Do lado dos germânicos, a frieza e até a arrogância de quase que darem a partida como ganha. Do lados dos lusos, dos nossos, a certeza de que não somos povo fácil de roer, pelo contrário, Portugal tem na sua história vários exemplos de que precisa, por vezes, de ser enervado, provocado, espicaçado, o resto ver-se-á dentro das quatro linhas.

Do lado das Seleção das quinas podem esperar-se surpresas, sobretudo na lateral direita e no meio-campo. A boa exibição de Miguel Lopes frente à Turquia dá uma boa dor de cabeça a Paulo Bento. Fica a dúvida, Miguel Lopes ou João Pereira.

Mais pontos de interrogação no meio-campo. Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, Paulo Bento disse já ter a formação inicial feita, faltando saber-se apenas se Nani está apto ou não para romper por um dos extremos. No centro do terreno, são muitos aqueles que apostam em Custódio, em detrimento de Miguel Veloso. Resta aguardar.

Mais lá para a frente o rapaz em que todos depositam confiança máxima, por vezes exagerada, diga-se. Joachim Low já afirmou que não vai haver marcação especial a Cristiano Ronaldo. Soa a ‘bluff’ obviamente. Terá os olhos postos por portugueses e alemães, uns a empurrarem CR7, outros provavelmente a derrubarem CR7. Disse e bem, que a pressão está do lado deles, a Portugal resta tranquilizar-se e olhar olhos nos olhos.

Na RTP1, pelas 19h45, pare, escute, olhe e veja.

Em destaque

Subir