Nas Notícias

Clube dos Pensadores recebe Joana Amaral Dias

joana amaral diascdp 9anos 600Joana Amaral Dias é a convidada para mais um debate do Clube dos Pensadores, marcado para o dia 13 de abril (21h30), no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia. Aquela plataforma cívica criada por Joaquim Jorge continua a ouvir personalidades distintas e com pensamento diverso no espetro político português.

Joana Amaral Dias foi uma destacada militante do Bloco de Esquerda (BE), deputada à Assembleia da República e fez parte da Mesa Nacional do BE.

Mais tarde, começaram as divergências e o afastamento, por ter apoiado Mário Soares à Presidência da República, em 2006, e pela possibilidade de integrar as listas do PS às eleições legislativas em 2009. Em maio de 2014, acabou por se desfiliar do BE.

Recentemente, Joana Amaral Dias formou o grupo político Agir, que vai concorrer às próximas eleições legislativas coligado com o PTP ( Partido Trabalhista Português). Mudou a sua designação para PTP/Ag!r ( com ponto de exclamação no lugar do i).

As listas vão incluir Joana Amaral Dias e Nuno Ramos de Almeida, dinamizador do Ag!r e do movimento ‘Que se lixe a troika’, ,que esteve por detrás da célebre manifestação do ‘Grândola Vila Morena’, no Clube dos Pensadores em que o ex-ministro Miguel Relvas foi interrompido.

Joana Amaral Dias tem um discurso contra a corrupção; pelo direito a escolher o modelo económico; salvaguarda dos serviços públicos; somar gente à democracia.

“É importante unir camadas sociais e politicas diferentes. Todavia parece-me que a esquerda está muito fragmentada. Se o PS de António Costa vencer as próximas eleições e não tiver maioria absoluta vai precisar de somar e não de dividir. O problema é que grande parte da população sente-se excluída do processo democrático e não consegue reconhecer-se no leque de representação. À esquerda do PS, existe o BE, o PCP, o Livre e agora o PTP/Ag!r”, destaca Joaquim Jorge, no lançamento do debate.

Em 2015, já passaram pelo Clube dos Pensadores Sobrinho Simões, Rui Rio, Miguel Cadilhe (no nono aniversário) e António Costa.

Em destaque

Subir