Motores

Citroën revela ‘arma’ para o WRC 2017

conceptc3wrc-1

Depois de meses de testes a Citroën ‘abriu o jogo’ e revelou a sua ‘arma’ para o campeonato do mundo de ralis (WRC) do próximo ano; o C3 WRC, ainda na versão ‘concept’, para que o possa apresentar com pompa e circunstância no Salão Automóvel de Paris.

Foram todas estas semanas de trabalho que ‘desaguaram’ na máquina que agora a marca do ‘double chevron’ mostra, com algumas nuances em termos estéticos que tiveram a intervenção do Centro de Estilo da casa francesa.

Os designers da Citroën e o departamento de competição chegaram a um bólide que é uma interpretação extrema da mais recente geração do utilitário da marca, que é lançado no mercado em simultâneo com a estreia em competição no próximo Rali de Monte Carlo.

Um C3 mais musculado que exibe um grafismo muito próximo daquilo que já vimos a marca francesa fazer no seu passado recente na competição e que se propõe continuar o sucesso conseguido pelo anterior DS3 WRC.

O novo C3 WRC possui uma carroçaria ampliada em 55 milímetros em comparação com a versão de estrada. O que permitiu uma maior liberdade aerodinâmica, no qual se inclui o pára-choques dianteiro equipado com uma lâmina. Exibe também um proeminente e impressionante ‘spoiler’ traseiro.

Um estilo exterior que segundo os responsáveis da Citroënfoi adaptado para as exigências do WRC, ainda mais do que para questões de imagem sempre muito presentes num ‘show car’, pois este ‘concept’ já está muito próximo dos regulamentos da FIA para o campeonato do mundo de ralis, que estarão em vigor a partir de 2017.

Sob o capot está agora um motor que anuncia uma potência de 380 cv, fruto do aumento do diâmetro do restritor do turbo para 36 milímetros, ao mesmo tempo que o diferencial central possui controlo eletrónico, sendo de sublinhar que a largura explora os regulamentos passando para o valor máximo de 1875 milímetros e o peso total do conjunto foi reduzido em 25 quilos.

conceptc3wrc-2

Em destaque

Subir