Nas Notícias

Câmara da Chamusca paga mais de 30 mil euros por uma tourada

A Plataforma Basta reage com “indignação” ao facto de a Câmara Municipal da Chamusca ter contratado, por ajuste direto, um espetáculo tauromáquico, pagando mais de 30 mil euros.

“Sendo a tourada um espetáculo de entretenimento muito polémico na sociedade portuguesa e que implica a violência e o maltrato de animais, e numa altura em que existem tantas carências no país ao nível da saúde e educação, não se pode aceitar que o dinheiro dos contribuintes esteja a ser utilizado para tentar perpetuar uma tradição anacrónica que não consegue sobreviver sem o recursos aos fundos públicos”, escreve a Plataforma Basta, que defende o fim deste tipo de eventos.

Esta entidade publica o documento de ajuste direto, para a organização de uma corrida de touros mista na praça de touros local, com um preço que supera os 30 mil euros. O evento ocorreu a 3 de setembro.

“No caso da Chamusca, e apesar do grande investimento da autarquia, a oferta de ingressos, e as promoções realizadas, o tauródromo apresentava pouco mais de meia casa no dia 3 de setembro”, garante a plataforma.

Anualmente, Portugal gasta cerca de “16 milhões de euros” para apoiar a tauromaquia, “entre a organização de touradas, largadas de touros e outros festejos, aquisição de bilhetes, publicidade, contratação de artistas tauromáquicos, subsídios a grupos de forcados, associações taurinas e escolas de toureio, bem como os fundos europeus destinados à criação de bovinos de raça brava”.

Em destaque

Subir