Tecnologia

China: Fundador do Facebook e chefe de propaganda comunista em reunião

facebook_mark_zuckerberg_4

Na China, onde o Facebook ainda sofre bloqueios, Mark Zuckerberg esteve reunido com Liu Yunshan. O criador da rede social e o chefe de propaganda do Partido Comunista Chinês (PCC) debateram o que vale a tecnologia num país onde ainda existe censura.

O encontro foi divulgado pela agência de notícias chinesa, a Xinhua, que (como em tudo na China) é controlada pelo PCC.

Liu Yunshan, um dos sete membros do Comité Permanente do Politburo (considerada a comissão que é o verdadeiro governo da China), terá elogiado o Facebook pela “tecnologia avançada”, que os chineses gostariam de ver aplicada nas outras redes sociais do país.

Mark Zuckerberg, cuja esposa é de origem chinesa e tem nacionalidade norte-americana, correspondeu com um elogio ao “progresso” da China nos setores ligados à internet, de acordo com a Xinhua.

O fundador do Facebook terá deixado o compromisso de colaborar com o ‘império do meio’ na criação de “um mundo melhor no ciberespaço”.

A reunião, realizada em Pequim, ocorreu um dia depois de Mark Zuckerberg ter publicado uma foto polémica (no Facebook, claro), pois surge a correr tendo como cenário a Praça Tiananmen, famosa por uma repressão do exército a uma manifestação pacífica.

No ano passado, cerca de 688 milhões de pessoas terão tido acesso à internet, apesar da ‘Grande Firewall da China’ que bloqueia o acesso a sites e serviços como Google, Twitter e… Facebook.

Em destaque

Subir