Mundo

Chávez: Imprensa venezuelana divulga notícias contraditórias sobre estado de saúde do Presidente

hugo chavezHugo Chávez, Presidente da Venezuela, continua internado em Cuba, a recuperar de uma infeção pulmonar grave. Os órgãos de informação venezuelanos divulgam notícias contraditórias, desde uma melhoria de Chávez a um agravamento do seu estado de saúde. A viagem do irmão de Hugo Chávez para Cuba foi vista como o último adeus.

Numa entrevista ao canal Telesur, Nicolas Maduro, vice-presidente da Venezuela, revelara que Hugo Chávez apresenta um quadro clínico “complexo”, sendo que o Presidente da Venezuela revelou ter consciência de que o pós-operatório não é, para já, animador.

Maduro escolheu muito bem as palavras, nesta entrevista, mas sabe-se que Hugo Chávez enfrenta uma luta pela vida, depois de ter voltado à sala de operações, há três semanas, em resultado de complicações no seu estado de saúde, resultantes do cancro que está a tratar.

“Pude vê-lo duas vezes e falei com ele. Hugo Chávez tem consciência da complexidade do pós-operatório e do seu estado de saúde”, afirmou Nicolas Maduro nesta entrevista à estação televisiva venezuelana.

Certo é que não há informações oficiais do hospital onde Chávez está internado e as revelações de Maduro são vistas, pela oposição, como discurso manipulado. Os órgãos de informação da Venezuela também não esclarecem e divulgam notícias contraditórias, desde uma recuperação ligeira de Hugo Chavez, a um agravamento do estado de saúde.

E a grave infeção pulmonar de Hugo Chávez acabou por ser arma de arremesso político, com o Governo a acusar os opositores de “manipulações” e “guerra psicológica” para desestabilizar a Venezuela, com a ajuda dos EUA.

O irmão do Presidente ter-se-á descolado a Cuba, no que é considerado o último adeus. Especula-se sobre a proximidade da morte de Chávez, eleito presidente em 1999 e recentemente reeleito, com 58 anos.

A tomada de posse para o novo mandato está marcada para o dia 10 de janeiro, mas o calendário oficial terá de ser revisto. Não se sabe, sequer, se algum dia Chávez tomará posse.

Em destaque

Subir