Mundo

Al-Qaeda: Cartas de Osama Bin Laden revelam receios e planos terroristas

bin_laden2As derradeiras palavras escritas de Osama Bin Laden foram reveladas, com a publicação de algumas cartas que o líder da al-Qaeda escreveu no Paquistão. Em mais de 6000 documentos, Bin Laden manifesta a intenção de voltar a atacar os EUA.

Durante o tempo em que esteve escondido em Abbottabad, no Paquistão, Bin Laden transportou para o papel as suas ideias, os seus receios e planos, sempre com a al-Qaeda como preocupação e os Estados Unidos da América como alvo.

Algumas dessas cartas de Bin Laden acabam de ser publicadas pelo site do centro do exército norte-americano que se dedica ao combate ao terrorismo. São pensamentos que indicavam a intenção de recuperar a confiança dos muçulmanos “que deixaram de confiar nos jihadistas”.

Osama Bin Laden escreveu, numa dessas cartas, em 2010, que tinha como intenção “emitir um comunicado” a manifestar o desejo de “iniciar uma nova fase para corrigir os erros” e avançar no sentido de uma nova ofensiva contra o seu inimigo número um: os Estados Unidos.

O líder da al-Qaeda estava com receios, em virtude da morte de muçulmanos e de civis inocentes e temia pelo mau funcionamento de rede terrorista que liderava. Bin Laden temia perder a confiança dos muçulmanos.

As cartas agora publicadas online foram redigidas entre 2006 e 2011. No total, mais de 6000 documentos, sendo que o exército norte-americano apenas divulgou 175. O material tinha sido recolhido, aquando da missão em Abbottabad, que permitiu a captura e morte do líder da al-Qaeda.

Outras cartas deverão ser tornadas públicas nos próximos tempos, por parte do exército dos EUA.

Em destaque

Subir