Tecnologia

Facebook: Dador de órgãos, uma nova característica possível dos utilizadores

facebook1Maior rede social do mundo disponibiliza uma novo campo nos perfis dos utilizadores, que podem informar agora o mundo que estão disponíveis para a doação de órgãos. Objetivo é consciencializar população mundial para a ‘dádiva’.

A poucos dias de entrar em bolsa, o que fará certamente milionários muitos investidores, o Facebook dá a conhecer aos utilizadores uma nova funcionalidade da rede social.

Desta vez não se trata de qualquer mudança estética, mas sim do acréscimo de um novo campo. Além de nome, morada, idade, preferências, estado, entrou outras, os utilizadores vão poder referir se são dadores de órgãos.

O anúncio foi feito pelo próprio criador da maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg. O norte-americano afirma que começou a pensar nisto após conversas com alguns médicos amigos. O facto da sua namorada estar a estudar medicina terá também pesado na decisão do norte-americano, que afirma ainda ter sido influenciado pelos últimos meses de vida de Steve Jobs. Recorde-se que na altura, o ex-CEO da Apple foi submetido a um transplante, uma operação que acabaria por não fazer qualquer efeito positivo.

Para já, o campo ‘Dador de Órgão’ está apenas disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido, mas deverá ser alargado ao mundo inteiro, às semelhança do que já aconteceu no passado com outras mudanças naquela rede social.

Como isto, Zuckerberg pretende consciencializar a população mundial para a doação de órgãos, facilitando também a procura de dadores compatíveis. Segundo comunicado oficial, nos dois países onde o novo campo já está disponível, mas de 100 mil utilizadores já aderiram.

Ainda segundo a mesma fonte da empresa norte-americana, por dia, nos Estados Unidos, morrem 18 pessoas que aguardam um dador compatível. Atualmente, a lista de espera é de 115 mil doentes.

Em Portugal, todos os cidadãos são à partida dadores de órgãos, mas apenas em caso de morte, à semelhança do que está acordado por lei noutros países.

Atualmente, o Facebook conta com mais de 900 milhões de utilizadores. Para agosto deste ano, as previsões é que a rede social atinja os mil milhões.

Em destaque

Subir