Economia

O cemitério dos poços de petróleo (fotos)

Os poços de petróleo também morrem. Com a queda continuada do preço do crude, dezenas de poços de Cromarty Firth, um parque junto à costa da Escócia, foram desativados. Em Aberdeen, as pessoas desesperam por uma retoma da economia que tarda em chegar.

O custo do petróleo tem vindo a cair de forma acentuada – e, de vez em quando, reflete-se nos preços dos combustíveis em Portugal – e as consequências são dramáticas para algumas comunidades.

É o caso de Aberdeen (Escócia), a capital do petróleo do Reino Unido, onde as pessoas desesperam numa altura em que o preço do petróleo atingiu um terço do que custa… o barril que o contém.

Em Brent (o indicador que serve de referência a Portugal), o preço do crude caiu para os 27 dólares, enquanto o barril de aço, vazio, custa 99 dólares.

Um conjunto de fotografias, divulgado pela Hemedia, mostra as consequências a um nível visual. Várias instalações em Cromarty Firth, um parque de poços de petróleo em alto mar, têm sido fechadas e votadas ao abandono.

A ‘consequência da consequência’ é dramática: com cada vez menos movimento por parte das empresas de exploração petrolífera, o porto de Aberdeen (o mais próximo de Cromarty Firth) tem cada vez menos trabalho.

O crescente aumento do desemprego à volta das instalações portuárias está a ser dramático para toda a região, levando ao fecho de várias empresas (como cafés e lojas de roupa) e a uma queda abrupta dos preços do imobiliário.

Em destaque

Subir