Nas Notícias

Catarina pede “dignidade” no tratamento dos fugitivos do Tribunal do Porto

Catarina Martins pede que os fugitivos do Tribunal de Instrução Criminal do Porto sejam tratados com “dignidade”. A coordenadora do Bloco de Esquerda lamenta que tenham sido tornadas públicas imagens da detenção dos fugitivos.

“Eu não queria comentar algo que está em averiguação e investigação”, começou por explicar Catarina Martins, lembrando que foram publicadas “várias fotografias” que “algumas nem correspondem à realidade”.

Aos jornalistas, a coordenadora do Bloco de Esquerda apela a que se trate com “dignidade” os fugitivos do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, que aguardam julgamento em prisão preventiva por serem suspeitos de vários assaltos com “contornos de violência” sobre idosos, de acordo com as autoridades.

“É lamentável a divulgação de imagens que atentem contra a dignidade das pessoas”, revelou Catarina Martins sobre a divulgação de imagens da captura dos fugitivos, pedindo que se “respeitem os direitos humanos”.

Antes, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, também condenara o ato, considerando que não é prática correta (e comum) das polícias divulgar imagens de detidos.

Os três indivíduos, recorde-se, fugiram na passada quinta-feira do Tribunal de Instrução Criminal do Porto (TIC) e foram capturados, na sexta-feira, pela PSP, tendo sido encaminhados para a cadeia de Custóias, em Matosinhos.

Os homens estavam num parque de campismo, depois de terem fugido do TIC, após conseguirem acesso às chaves da cela onde estavam, ainda no tribunal.

Os três desceram por uma janela no segundo andar do prédio e escaparam às autoridades por um período de cerca de 24 horas.

As autoridades lançaram uma ‘caça aos homens’, tendo divulgado fotos a pedir à população para ajudar na captura e para ter cuidado com os indivíduos.

Foram, no entanto, as fotos do momento da captura que têm levantado polémica, depois de terem sido tornadas públicas.

Em destaque

Subir