Motores

Carlos Sainz volta a ganhar uma etapa e reforça liderança do Rali Dakar

Carlos Sainz somou a sua segunda vitória em etapas na competição dos automóveis do 42º Rali Dakar ao vencer a quinta tirada da prova, hoje realizada entre Al-`Ula e Ha-`Il, numa distância de 567 quilómetros.

O espanhol da X-Raid bateu por 2m56s o seu grande adversário no evento, Nasser Al-Attiyah, sendo que na classificação geral quase seis minutos separam os dois antes do sexto dia de competição, o último antes da jornada de descanso.

“Ganhamos três minutos e forçamos bastante o andamento no final. Estou muito contente, porque o carro funcionou bem. Tive um pneu furado no começo da especial, mas conseguimos recuperar tempo. Estou a dar o melhor que posso, mas amanhã vamos abrir a estrada e talvez seja completamente diferente”, declarou Sainz no final da tirada.

Hoje Stéphane Peterhansel e Paulo Fiúza não conseguiram repetir o êxito da véspera mas foram terceiros na etapa, a 6m11s de Carlos Sainz, o que lhes permitiu reforçar a terceira posição da ‘geral’, numa tirada onde o saudita Yazeed Al-Rahji, quarto a 8m29s do vencedor, e o argentino Orlando Terranova, quinto a 8m52s, completaram o top cinco.

Na classificação absoluta ocupam as mesmas posições após as cinco primeiras jornadas de competição.
Ao lado de Benediktas Vanagas, no Toyota Hilux # 312, Filipe Palmeiro teve uma boa atuação. A dupla luso-lituana foi 17ª na etapa e na classificação geral integram já o top dez.

Amanhã disputa-se a sexta etapa – a última antes do dia de descanso – entre Ha`Il e Riade, que compreende uma especial de 477 quilómetros e uma ligação de 353, toda ela em areia. Depois de uma primeira secção rápida os especialistas em dunas estarão em vantagem. A experiência em terrenos como o deserto do Sahara vão tirar partido disso.

Classificação após a 5ª etapa
1º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Buggy Mini) 19h04m13s
2º Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Toyota) + 5m59s
3º Stephane Peterhansel/Paulo Fiúza (Buggy Mini) + 17m53s
4º Yazeed Al-Rajhi/Konstantin Zhiltsov (Toyota) + 31m39s
5º Orlando Terranova/Bernardo Graue (Mini) + 32m05s
6º Mathieu Serradori/Fabien Lurquin (Century) + 44m44s
7º Giniel de Villiers/Alex Haro (Toyota) + 46m26s
8º Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul (Toyota) + 1h04m54s
9º Yasir Seaidan/Kuzmich Alexy (Mini + 1h43m04s
10º Beneditkas Vanagas/Filipe Palmeiro (Toyota) + 2h08m09s

Em destaque

Subir